Jucec participa do Encontro Nacional de presidentes de Juntas Comerciais na Bahia

28 de junho de 2023 - 15:35 # # #

Promovido pela FENAJU, o evento tem como pauta o fortalecimento do registro mercantil no Brasil.

A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), por meio de sua presidente, Carolina Monteiro, participa do Encontro Nacional de Juntas Comerciais, hoje (28/06), em Salvador/BA. O evento, promovido pela Federação Nacional das Juntas Comerciais – FENAJU, tem o objetivo de discutir temas relevantes para o fortalecimento do registro mercantil no Brasil, como a segurança, o tratamento e a padronização das coletas de dados, a Lei da Liberdade Econômica e a análise da reformulação da Instrução Normativa do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI) nº 81.

No encontro, Carolina destacou que vivemos na era dos dados, sendo eles essenciais para a construção de políticas públicas. “Há anos discutimos a venda de dados, hoje estamos debatendo a importância das Juntas disponibilizarem seus dados gratuitamente e formarem parcerias com outros entes públicos na formulação de políticas públicas“, afirmou Carolina. 

A reunião, que é a segunda realizada este ano, é importante para promover debates sobre modernização e simplificação do registro empresarial, de acordo com a presidente da Fenaju e presidente da Junta Comercial do Estado do Pará, Cilene Sabino. “Com reuniões periódicas, as juntas comerciais seguem na luta pela modernização e desburocratização do registro mercantil, tornando os sistemas nos estados cada vez mais atrativo e célere, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento do ambiente de negócios no Brasil”, afirmou a presidente.

Neste mesmo entendimento, a anfitriã do evento, Marise Chastinet, presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia – JUCEB – nutre boas expectativas para o grande encontro. “É com muita satisfação que recebemos a Reunião Nacional de Presidentes de Juntas Comerciais, momento em que debateremos temas importantes para a simplicidade e desburocratização da formalização de empresas em nosso país. É sempre muito engrandecedor estar com os colegas de outros Estados e trocar experiências, sempre em prol de um ambiente de negócios mais favorável para o empreendedorismo”, afirmou.