Consulta pública sobre concurso nacional para tradutor e intérprete acontece até 17 de junho

27 de maio de 2022 - 16:17 # # # #

O Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei) abre nesta segunda-feira (30/5) consulta pública para coleta de informações acerca do quantitativo de interessados e os idiomas que devem constar no futuro edital para o concurso de Tradutor e Intérprete Público.

Desde agosto de 2021, o Departamento passou a ser responsável, com apoio das Juntas Comerciais, pela organização de concurso nacional para aferição de aptidão para a habilitação profissional. 

A consulta será disponibilizada por meio de preenchimento de formulário, disponibilizado no site do DREI: gov.br/drei, durante o período de 30 de maio a 17 de junho de 2022.

Clique e participe da consulta pública

Conforme a Lei Nº 14.195, o concurso para intérprete e tradutor incluirá prova escrita e prova oral, com simulação de interpretação consecutiva, para avaliar a compreensão das sutilezas e das dificuldades de cada um dos idiomas. A norma determina como atividades privativas do tradutor e intérprete público “traduzir qualquer documento que tenha de ser apresentado em outro idioma perante pessoa jurídica de direito público interno ou perante serviços notariais e de registro de notas ou de títulos e documentos; realizar traduções oficiais, quando exigido por lei”.

O certame, que ainda não tem data definida, será organizado nacionalmente pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração da Secretaria de Governo Digital da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, com apoio das juntas comerciais dos Estados e do Distrito Federal

(Com informações do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração)