Presença feminina em quadros societários de empresas cresce 65,9% no Ceará
7 de março de 2025 - 14:31 #Dia internacional da mulher #empreendedorismo feminino
Mais de 12 mil empresas com sócias mulheres foram abertas, entre janeiro e fevereiro deste ano, no Ceará.
A presença feminina nos quadros societários de empresas no Ceará tem crescido de forma expressiva, consolidando o papel das mulheres como protagonistas no mundo do empreendedorismo e do mercado de trabalho. De acordo com dados da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), o número de empresas constituídas com sócias mulheres saltou consideravelmente no primeiro bimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Entre janeiro e fevereiro de 2024, foram abertas 7.459 empresas com sócias mulheres. Desse total, 2.270 eram do setor de comércio, 572 da indústria e 4.617 de serviços. Já no mesmo período de 2025, esse número saltou para 12.371, representando um aumento de 65,9%. Esse crescimento abrange 3.597 empresas de comércio, 936 de indústria e 7.836 de serviços.
O setor de serviços lidera a participação feminina, com um aumento significativo no número de novas empresas, mas o comércio também tem mostrado crescimento expressivo. Já a indústria, que historicamente tem sido um setor mais masculino, também começa a ver o crescimento de negócios com mulheres à frente, sinalizando uma mudança importante no perfil do empreendedorismo cearense.
Além de dados que refletem o fortalecimento da economia local, os números indicam uma mudança cultural que vem ganhando força ao longo dos anos, quebrando barreiras e criando novas oportunidades para mulheres em setores diversos. O fortalecimento das mulheres no comércio, na indústria e nos serviços é reflexo de um movimento mais amplo de empoderamento feminino, que busca maior igualdade de oportunidades no mundo corporativo e no empreendedorismo, e também do esforço contínuo do Governo do Estado do Ceará para promover a equidade de gênero no ambiente de negócios, por meio de programas como o Ceará Credi e o Ceará Por Elas no Eixo Mulher Empreendedora.
Eduardo Jereissati, presidente da Jucec, destaca a importância desse movimento e como a Junta tem trabalhado para apoiar essas empreendedoras. “A presença feminina no mercado de trabalho e no empreendedorismo do Ceará é um reflexo do talento e da força das mulheres cearenses. A Jucec tem se empenhado em oferecer cada vez mais suporte para todos que desejam empreender, disponibilizando diversas facilidades para o registro das empresas. Esse aumento na participação feminina em quadros societários é um sinal claro de que estamos no caminho certo e que o trabalho desenvolvido em parceria com o Governador Elmano de Freitas vem dando bons frutos para o fortalecimento da nossa economia”, afirma.