Ouvidoria da Jucec é homenageada em evento da CGE

3 de maio de 2024 - 15:10 # #

A Ouvidoria da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) foi homenageada na II Reunião da Rede de Ouvidorias do Governo do Ceará, promovida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). A homenagem aconteceu em reconhecimento pelo desempenho ao longo do último ano, conquistando o segundo lugar na categoria setorial tipo 3, que corresponde às ouvidorias que registram entre 301 e 1000 manifestações anuais. 

O evento, que reuniu ouvidores, assessores de controle interno, gestores públicos e representantes das diversas esferas do Estado, foi realizado na terça-feira (23/04), no Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque, com o objetivo de homenagear as Ouvidorias que se destacaram em 2023.

Para a ouvidora da Jucec, Mayara Oliveira, o resultado é fruto da parceria entre a setorial e os gestores da Autarquia, bem como o apoio da gestão superior. “Nós temos a oportunidade de celebrar essa conquista, que é resultado de um trabalho desenvolvido nos últimos anos de aperfeiçoamento, efeito de um acompanhamento periódico que realizamos com os gestores. Além disso, a presença de uma gestão que apoia uma ouvidoria setorial também é fundamental para que alcancemos a satisfação do cidadão, utilizando uma linguagem simples e de qualidade”, destaca.

Redução de 52% nas manifestações de Ouvidoria

Ao longo dos últimos 4 anos, a Ouvidoria da Jucec conseguiu reduzir em 52% a quantidade de demandas registradas, tendo em vista que em 2023 a setorial recebeu 470 demandas, em comparação a 2020, quando foram quase mil ocorrências. Além disso, a setorial obteve 96,39% de resolubilidade, que corresponde ao tempo médio de demandas respondidas dentro do prazo legal. 

Dentre os meios utilizados pelo cidadão para registrar manifestação, a internet foi o mais utilizado, com aumento de 19% em 2023. Em relação aos assuntos mais demandados, a tramitação de processos na Jucec foi um dos mais buscados no ano passado, com 136 demandas.

Sobre o tópico, a Autarquia tem buscado atuar no constante aperfeiçoamento do registro mercantil e com a simplificação de procedimentos, bem como na disponibilização de canais de atendimento e materiais informativos para auxiliar os empreendedores.