Encontro de presidentes das juntas comerciais discute melhorias para o registro empresarial do país

16 de novembro de 2023 - 20:12 # #

As discussões têm como objetivo uniformizar procedimentos e facilitar o acesso do cidadão aos serviços. 

 

Os presidentes das Juntas Comerciais do país estiveram reunidos hoje (16/11) em encontro promovido pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) e pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), realizado em Fortaleza. A padronização do layout dos integradores estaduais foi um dos temas debatidos pelo grupo. Na reunião, também foi aprovada a minuta de termo de cooperação técnica entre as 27 juntas a fim de facilitar o acesso do cidadão aos serviços ofertados pelas autarquias.

O vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues, representou a autarquia cearense e comentou que o encontro trouxe temáticas importantes sobre o registro empresarial em todo país. “Tivemos a satisfação de sediar esse importante evento aqui no Ceará, que tratou de pautas importantes ao registro empresarial em todo país, como a padronização e unificação de procedimentos, a desburocratização e a agilidade no processo de registro empresarial”.

Caio pontuou também que “essas reuniões são relevantes para tratar daqueles assuntos que são naturais a todas as juntas comerciais a fim de que possamos desenvolver soluções que visem beneficiar os empreendedores de todo Brasil”.

A presidente da Fenaju e da Junta Comercial do Estado do Pará, Cilene Sabino, destacou que o evento foi relevante para troca de conhecimentos. “Conseguimos trocar muitas experiências, com um quórum excelente e de aprendizado para todos nós, a reunião foi muito proveitosa”. 

O encontro também contou com a presença de presidentes e representantes das Juntas Comerciais da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.