Junta Comercial prepara migração de processos internos para Sistema Único de Tramitação Eletrônica

9 de março de 2022 - 13:23 # # # #

A Junta Comercial do Estado do Ceará recebe, nesta terça e quarta-feira ( 8 e 9/3), treinamento para implementar o Sistema Único Integrado de Tramitação Eletrônica ( Suite ), plataforma eletrônica que deve virtualizar os processos administrativos internos relativos ao Governo Estadual.

O Suite foi instituído em junho de 2021 por meio do Decreto Nº34.097. O sistema de gestão e tramitação de processos eletrônicos deverá incorporar órgãos e entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual até o primeiro semestre de 2022, com o intuito de modernizar os serviços prestados à população.

O Sistema foi desenvolvido pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), com apoio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e faz parte do Programa Ceará Digital, cujo objetivo é modernizar a gestão pública e transformar a forma como o Estado se relaciona com os cidadãos.

A partir de sua implementação, fica vedada a autuação de novos processos em meio físico, sendo os processos iniciados, tramitados e finalizados integralmente de forma digital.  A estimativa é que a implantação do Suite gere uma economia aos cofres públicos do Estado de aproximadamente R$ 300 milhões em oito anos.

Na Junta Comercial, todos os gestores da instituição serão responsáveis por administrar suas respectivas unidades no Suite, que substituirá o atual Sistema de Virtualização de Processos (ViProc).

Cabe à Gerência  de Desenvolvimento Institucional e Planejamento a coordenação das fases de implantação do Suite. As gerências de  Tecnologia da Informação e de Gestão de Pessoas também atuarão como administradores setoriais e facilitadores no processo de migração.

(Com informações de Seplag)