Ceará registra saldo positivo de 38 mil novas empresas em 2020

11 de setembro de 2020 - 14:11 # #

Matéria: Mariana Menezes
Arte: Eduarda Pessoa

Mais de 56 mil empresas foram abertas de janeiro a agosto, contra 18 mil fechamentos

 

O saldo de empresas registradas no Ceará, de janeiro a agosto deste ano, foi positivo segundo os dados da Junta Comercial do Estado do Ceará, Autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). Ao todo, foram 56.528 novos negócios abertos no estado, enquanto que os fechamentos totalizaram 18.124 registros, o que corresponde ao saldo de 38.404 empresas.

O cenário também apresenta dados positivos se compararmos os meses de agosto deste ano e o de 2019, com aumento de 16,30% na abertura de empresas. No mês passado, foram constituídos 8.965 novos negócios, contra 7.708 empresas abertas em agosto de 2019.

O setor de Serviços tem se destacado com o maior número de novas empresas, tendo em vista que, de janeiro a agosto, somou 30.149 registros. Já o comércio obteve 20.877 aberturas no período, além de 5.502 novas indústrias.

De acordo com o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, esse é mais um resultado do esforço da equipe do Governo em recuperar a economia cearense. “Fechamos a semana com mais esse resultado com saldo positivo na abertura de empresas no Ceará. Isso significa mais empregos gerados, que é o nosso principal desafio!”, ressaltou Maia Júnior.

Para a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, os dados nos mostram a retomada da economia no estado. “Ao analisarmos os números de abertura de empresas desde o início do ano até hoje, percebemos o crescimento do quantitativo de novos negócios o que é fruto do trabalho que vem sendo conduzido pelo Governo do Estado do Ceará e da Sedet, alinhada às ações de simplificação implementadas pela Junta Comercial que possibilitou celeridade e a digitalização do processo de abertura de empresas no estado”.