Equipe da Junta Comercial de Goiás veio ao Ceará conhecer o sistema adotado pela Jucec

16 de janeiro de 2020 - 16:31 # #

Matéria: Eduarda Pessoa
Fotos: Priscila Pereira e Mariana Menezes

Jucec é pioneira na implantação do Sistema de Registro Mercantil, que atualmente já funciona em outros 9 estados. 

Equipe técnica da Junta Comercial de Goiás.

Comitiva de Goiás, composta pelo presidente, secretário-geral e demais colaboradores da Junta Comercial de Goiás (Juceg), esteve ontem (15/01) em Fortaleza para conhecer o Sistema de Registro Mercantil (SRM) e demais inovações implementadas na Junta Comercial do Estado do Ceará (JUCEC), autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Os sistemas utilizados pela Jucec possibilitaram a simplificação no processo de abertura de empresas, bem como tornaram este procedimento mais ágil. 

A agenda teve início com uma recepção pela manhã e, posteriormente, a comitiva teve a oportunidade de conhecer o prédio da Jucec em uma visita guiada de apresentação dos setores de Autarquia e o seu funcionamento.

A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, deu as boas vindas à equipe de Goiás, destacando a facilidade e as funcionalidades que o SRM trouxe após implantação. “O sistema nos possibilita dar maior agilidade e simplificação dos processos de abertura de novas empresas. Após o SRM, foi possível implementar o registro de empresas 100% digital, além do deferimento automático dos processos de abertura e baixa”. 

A tarde foi marcada pela apresentação do Sistema de Registro Mercantil e suas evoluções. Na ocasião, marcaram presença o presidente da Junta de Goiás, Euclides Siqueira, e demais representantes do órgão e do Sebrae/ GO, que, com auxílio da  equipe da Jucec, puderam se aprofundar sobre o funcionamento e vantagens do SRM.

 

Para Euclides Siqueira, o SRM representa uma inovação na busca por praticidade para atender melhor o empreendedor: “O objetivo é participar dessa integração, essa união das Juntas, em prol do bem comum e facilitar a vida do empresário. Quanto mais nós facilitamos a vida do empresário melhor para o Estado, pois ele começa a crescer com o fomento das empresas. A ideia é a gente ter uma facilidade muito maior nos processos de registro mercantil […]” 

 

Modelo para outros estados

A Junta cearense é destaque pela implantação do sistema digital, que funciona desde 2017, e se tornou um case para as juntas dos demais estados que desejam adotar o sistema. Vale ressaltar que a Jucec já recebeu em outras ocasiões as Juntas do Mato Grosso (Jucemat), Pará (Jucepa), Distrito Federal (Jucis.DF), dentre outras para a apresentação do SRM.