PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Junta Comercial passa a receber Certificado Digital e-CPF A1

6 de maio de 2019 - 14:44

Matéria: Mariana Menezes e Thais Brandão
Arte: Thaís Brandão

A medida visa facilitar ainda mais o acesso do empresário cearense ao registro digital e cumpre a IN n° 57 do DREI.

O certificado digital do tipo A1 passará a ser aceito para assinar processos digitais na Junta Comercial do Estado do Ceará, autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sedet, a partir desta quarta-feira (08/05). A medida visa facilitar ainda mais o acesso do empresário cearense ao registro digital de empresas e cumpre a Instrução Normativa nº 57 do Departamento de Registro Empresarial e Integração, DREI.

Além da facilidade, o certificado digital e-CPF A1 tem validade de 12 meses, armazenado diretamente no computador ou no dispositivo móvel e não depende de cartões ou tokens para seu uso. Por se tratar de certificado ICP-Brasil, permite também sua identificação e autenticação no mundo digital com segurança. Quem desejar, poderá continuar usando o certificado digital do tipo e-CPF A3. 

Segundo a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, a possibilidade do requerente escolher o certificado digital torna o registro digital mais acessível ao cidadão. “O certificado e-CPF A1 propicia maior acessibilidade aos serviços que a Jucec presta ao cidadão, possibilitando que esse certificado digital possa ser utilizado para todos os tipos jurídicos e de processos a serem protocolados digitalmente”.

Carolina também destaca que o registro digital de empresas, disponível desde maio de 2017 e que se tornou obrigatório este ano, “possibilita maior celeridade e comodidade ao contribuinte, com um serviço disponível 24 horas por dia 07 dias por semana”.

 

Arte – Ascom Jucec