História

13 de janeiro de 2009 - 03:00

 

A Junta Comercial do Estado do Ceará – Jucec foi criada pelo Decreto nº 6.384, de 30 de novembro de 1876 e instalada no ano seguinte, em 1877, no prédio do Tribunal da Relação, no centro de Fortaleza. A Jucec completou este ano 139 anos de existência.

Através da Lei nº 9.781 de 29 de novembro de 1973, a Junta Comercial foi transformada em Autarquia Estadual, ficando vinculada tecnicamente e normativamente ao então Departamento Nacional de Registro do Comércio – DNRC, e administrativamente ao Governo do Estado do Ceará.


A Junta Comercial do Estado do Ceará iniciou suas atividades no prédio do Tribunal da Relação, sua segunda sede foi no Palácio Guarani, localizado à época, no cruzamento das Ruas Barão do Rio Branco e Senador Alencar, funcionando posteriormente no Palácio do Comércio, no 3º andar conhecido como prédio da FACIC. Em março de 1985, passou a funcionar em sua sede própria, localizada na Rua, 25 de Março, 300, esquina com Costa Barros, onde até hoje está instalada.


Ao longo de sua existência, a JUCEC teve 22 presidentes, sendo presidida, hoje, pela advogada Carolina Price Evangelista Monteiro. O primeiro dirigente da Autarquia foi Joaquim da Cunha Freire, o Barão de Ibiapina.


A Junta Comercial do Estado do Ceará possui 10 Núcleos Regionais sediados em Sobral, Crato, Juazeiro do Norte, Russas e Aracati e cinco Postos de atendimentos nas cidades de Iguatu, Tianguá, Quixeramobim, Camocim e Crateús.