Jucec abre período anual de recadastramento para leiloeiros e tradutores públicos

6 de janeiro de 2026 - 16:25 # # # # #

A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) inicia o período anual de recadastramento de Leiloeiros e Tradutores e Intérpretes Públicos matriculados na Autarquia. O procedimento deverá ser realizado entre os dias 07 de janeiro e 14 de março de 2026, conforme determina a legislação vigente.

A atualização cadastral é obrigatória e está prevista nos artigos 43 e 89, inciso X, da Instrução Normativa DREI nº 52/2022, que estabelece a necessidade de recadastramento anual junto à Junta Comercial responsável pela matrícula do profissional.

Recadastramento de Leiloeiros e Tradutores e Intérpretes Públicos

O recadastramento dos Leiloeiros e dos Tradutores e Intérpretes Públicos é realizado pelo Portal de Serviços da Junta Comercial do Estado do Ceará. O assistente virtual Juca, que realiza atendimento por meio do número (85) 3108-2902, está preparado para auxiliar os usuários, caso tenham interesse. Ao iniciar o contato, o profissional irá escolher a opção 4 ou 5 do menu:

1. Abertura de empresa pelo Whatsapp

2. Consulta de processo

3. Solicitar Certidão Simplificada pelo Whatsapp

4. Recadastramento tradutores e intérpretes

5. Recadastramento de leiloeiros

6. Outros

Após essa etapa, ao escolher a opção que melhor se aplica, o usuário receberá um link com o manual completo de como proceder com o recadastramento. Os manuais de recadastramento podem ser acessados também diretamente pelo site da Jucec clicando nos links abaixo:

Recadastramento de Leiloeiros

Recadastramento de tradutores públicos

Também será necessário efetuar o pagamento da Guia de Arrecadação correspondente ao serviço.

Divulgação das listas atualizadas

Concluído o período de recadastramento, a Jucec irá disponibilizar no site oficial a lista atualizada de Leiloeiros e de Tradutores e Intérpretes Públicos regularmente cadastrados. As informações também serão encaminhadas ao Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI) e publicadas no Diário Oficial do Estado do Ceará.

A Jucec orienta que todos os profissionais observem atentamente o prazo estabelecido, garantindo a regularidade de suas atividades junto ao órgão.