Jucec implementa autenticação de dois fatores para reforçar a segurança no registro empresarial

21 de maio de 2025 - 09:51 # # # #

Matéria: Suianny Amaral

A medida reforça a segurança jurídica dos atos registrados digitalmente, protegendo os usuários contra acessos não autorizados e fraudes.

 

A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) implementou no Portal de Serviços a autenticação de dois fatores (2FA) para as assinaturas eletrônicas realizadas por meio do gov.br nos processos de registro empresarial. A medida visa reforçar a segurança jurídica dos atos registrados digitalmente, protegendo os usuários contra acessos não autorizados e fraudes.

A ferramenta foi implementada para atender a orientação do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), emitida pelo Ofício Circular SEI nº 183/2025/MEMP, por meio de um recurso de segurança que adiciona uma camada extra de proteção à conta gov.br. Ao ativá-la, além da senha, será necessário inserir um código gerado pelo aplicativo gov.br no momento do login. Isso garante que apenas o titular da conta possa acessá-la, mesmo que terceiros tenham conhecimento da senha.

O presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, afirma que a implementação da medida garante mais proteção aos usuários. “A adoção da autenticação de dois fatores reforça o nosso compromisso com a segurança jurídica dos processos empresariais. Ao implementar essa medida, alinhada com as diretrizes do DREI, garantimos mais proteção aos usuários e mais confiabilidade às assinaturas digitais realizadas na Junta Comercial”, destaca.

O que muda na hora de assinar?

Ao assinar um documento no Portal de Serviços da Jucec utilizando o gov.br, será solicitado o código de verificação gerado pelo aplicativo. 

Caso ainda não tenha ativado a verificação em duas etapas, o sistema exibirá uma mensagem solicitando a ativação antes de prosseguir com a assinatura.

Como ativar a autenticação de dois fatores no GOV.BR?

Caso o usuário não possua a autenticação de dois fatores ativada, basta seguir os passos abaixo para habilitar a ferramenta:

1.Instale o aplicativo GOV.BR no seu celular e faça login na sua conta.

 

2.No aplicativo, acesse o menu “Segurança da conta”.

 

3.Selecione a opção “Verificação em duas etapas”.

 

4.Toque em “Habilitar verificação em duas etapas”.

 

5.Confirme a ativação inserindo o código gerado pelo aplicativo.

Após a ativação, sua conta estará mais segura, e você poderá assinar documentos eletrônicos na Jucec com maior tranquilidade.