Jucec inicia recadastramento de Leiloeiros e Tradutores Públicos
6 de janeiro de 2025 - 15:00 #intérpretes #leiloeiros #recadastramento #tradutores
Matéria: Suianny Amaral
O procedimento é realizado de forma 100% digital e deve ser concluído até o dia 14 de março.
A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) iniciou o período de recadastramento para Leiloeiros e Tradutores Públicos, que ocorre no período de 06/01/2025 a 14/03/2025. O processo será totalmente digital por meio do Portal de Serviços para os leiloeiros, e pelo atendimento realizado pelo Juca, para os tradutores públicos.
De acordo com os artigos 43 e 89, X, da Instrução Normativa do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração, DREI, nº 52/2022, os leiloeiros e tradutores devem realizar anualmente o recadastramento na Junta Comercial em que estão matriculados, para garantir a atualização de seus dados.
O presidente da Autarquia, Eduardo Jereissati, destaca a facilidade em realizar o procedimento pela internet e a importância dessa atualização para os profissionais. “Anualmente, a Jucec realiza o recadastramento de leiloeiros e tradutores públicos, atendendo à normativa do DREI e garantindo uma lista atualizada desses profissionais, o que facilita o acesso dos cidadãos aos serviços por eles prestados. Desde 2024,o procedimento já pode ser realizado diretamente no Portal de Serviços para leiloeiros e, em breve, também estará disponível para tradutores”.
Passo a passo para Leiloeiros
Para fazer o recadastramento, o Leiloeiro deverá entrar no Portal de Serviços da Jucec com sua conta gov.br. Na página inicial, o requerente precisará clicar em “Outros Serviços”, em seguida selecionar a opção “Agentes Auxiliares”, clicar em “Leiloeiro” e por fim em “Recadastramento”.
Recadastramento de Tradutores e Intérpretes Públicos
Diferentemente dos Leiloeiros, o processo de recadastramento para Tradutores e Intérpretes Públicos deverá ser realizado no canal de atendimento Juca. O requerente deve entrar em contato com o Juca através do número (85) 3108-2919, e selecionar as seguintes opções:
6 – Outras Informações -> 4 – Leiloeiros e Tradutores -> 3 – Recadastramento de Tradutores.
Selecionadas as opções, o usuário receberá o link para acessar o Fale Jucec e concluir sua solicitação. Na plataforma “Fale Jucec (Agentes Auxiliares)”, será necessário o envio das seguintes informações do Tradutor e Intérprete Público:
-Nome completo;
-Número de matrícula;
-Idioma;
-E-mail profissional;
-Telefone profissional;
-Website profissional (se houver)
Também será necessário o pagamento da Guia de Arrecadação referente ao serviço.
Divulgação dos Resultados
Após o período de recadastramento, a JUCEC divulgará a lista atualizada de Leiloeiros e de Tradutores e Intérpretes Públicos em seu site oficial. Essa lista também será enviada ao Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI) e publicada no Diário Oficial do Estado do Ceará.
A Jucec reforça a importância de que todos os profissionais abrangidos cumpram os prazos estabelecidos para manterem suas atividades regulares junto ao órgão.