Junta Comercial do Ceará participa de reunião em Brasília para discutir modernização e eficiência

26 de junho de 2024 - 11:47 # #

Nesta última terça-feira, 25, a Junta Comercial do Ceará, representada pelo presidente Eduardo Jereissati, esteve reunida com as demais Juntas Comerciais do Brasil no Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O encontro foi conduzido pelo secretário nacional de microempresa e empresa de pequeno porte, Maurício Juvenal, e contou com a presença da diretora do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), Flávia Brito. Entre os temas abordados, destacou-se a importância da manutenção ativa dos Subcomitês Estaduais da Redesim, um sistema integrado que simplifica o processo de abertura de empresas no país.

A discussão também incluiu a adoção de tecnologias eficazes para cumprir as disposições legais e regulamentares do Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM).

Eduardo Jereissati, presidente da Junta Comercial do Ceará (JUCEC), ressaltou a importância dessas iniciativas: “Estamos comprometidos em buscar e implementar ferramentas que modernizem e simplifiquem os sistemas de registro de abertura de empresas. Essas melhorias são essenciais para promover um ambiente de negócios mais ágil e eficiente no Brasil”.

O encontro também marcou o início de uma ação preparatória conjunta entre as Juntas Comerciais, visando avaliar tecnologias inovadoras que possam otimizar ainda mais o processo de registro empresarial. Esta iniciativa reafirma o papel das Juntas Comerciais como agentes de desenvolvimento econômico e facilitadores do ambiente empreendedor no país.

“A reunião foi fundamental para alinhar estratégias e fortalecer o papel das Juntas Comerciais como integradoras estaduais da Redesim. Estamos empenhados em promover uma agenda de simplificação e celeridade nos serviços prestados às empresas, contribuindo para o crescimento econômico e a geração de empregos”, destacou Eduardo.

A próxima etapa inclui a continuidade das discussões e a implementação das tecnologias selecionadas, com o objetivo de reduzir os prazos de registro e licenciamento empresarial em todo o Brasil.