Mais de 26 mil empresas são abertas no primeiro trimestre de 2024

11 de abril de 2024 - 15:42 #

Matéria: Bianca Braga
Fotos: Freekpik

O período apresentou saldo de 8 mil negócios, considerando a diferença entre quantitativo de abertura e fechamentos.

O primeiro trimestre de 2024 encerrou com o quantitativo positivo de 26.822 novas empresas registradas no Ceará, de acordo com o levantamento da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). O período, que abrange os meses de janeiro, fevereiro e março, apresentou um saldo de mais de 8 mil novos negócios em relação ao total de encerramentos. 

Os municípios do Ceará que mais se destacaram pelo quantitativo de empresas registradas são Fortaleza, em primeiro lugar com 13.185 aberturas, seguido por Caucaia, com 1.067, Juazeiro do Norte, com 1.051, Maracanaú, com 879, e Sobral, com 740 aberturas. Dentre os cinco destacados, três são municípios integrados ao Programa Empresa Mais Simples, que permite a formalização de empresas em até 5 minutos gratuitamente. 

O mês que mais se destacou foi o de janeiro, com 9.932 aberturas, seguido por fevereiro, com 8.581, e março, com 8.309. Dentre os registros realizados no total, 98% são de Microempresas (ME), com 25.962, e Empresas de Pequeno Porte (EPP), com 516. De acordo com a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, os números apontados são reflexo dos esforços da Junta Comercial em parceria com o Governo do Estado visando a melhoria do ambiente de negócios a partir da simplificação da abertura de empresas.

“A ações e serviços fornecidos aos empreendedores cearenses são pensadas para oferecer o máximo de acessibilidade. Nós queremos que todos tenham a oportunidade de realizar seus sonhos e dessa forma contribuir para a economia, sem que a burocracia seja uma barreira entre eles e o futuro” explica a presidente sobre a motivação que leva aos resultados positivos do Ceará. 

O principal segmento do período foi o de Serviço, com 17.297, seguido pelo de Comércio, com 7.561, e Indústria, com 1.964. Por sua vez, as atividades econômicas mais utilizadas em registros empresariais no primeiro trimestre do ano foram a de Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 2.095, seguida por Promoção de vendas, com 2.076, e em terceiro a de Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal.