Ipu é o primeiro município da Serra da Ibiapaba a integrar ao Empresa Mais Simples

2 de abril de 2024 - 15:06 # # #

Matéria: Bianca Braga
Fotos: Fagner Freire e Bianca Braga

O Empresa Mais Simples, programa de simplificação da formalização de empresas do Ceará, foi implementado no município de Ipu, tornando este o primeiro município da Serra da Ibiapaba a disponibilizar a abertura de empresas em até 5 minutos. O lançamento foi realizado em solenidade híbrida, na manhã de hoje (02/04), promovido pela Prefeitura do município, em parceria com a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) e Sebrae/CE.

O evento contou com a participação do vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues, por videochamada, que destacou a importância de simplificar a formalização de negócios, sobretudo para empresas de baixo risco. 

“O programa visa simplificar o ambiente de negócios ao empreendedor, especialmente aqueles que exercem atividades de baixo risco. Na economia cearense, mais de 80% são pequenos negócios, que normalmente não geram grande impacto ambiental, sanitário e urbano. Por isso, a necessidade de adotar um comportamento sensível a esse tipo de empresa. Hoje, lançamos o Empresa Mais Simples em Ipu para facilitar a formalização de negócios, e permitir a abertura de empresas de forma gratuita e em até 5 minutos”. 

Para o prefeito de Ipu, Robério Rufino, a redução no tempo de abertura de empresas e a simplificação são importantes melhorias que incentivam o empreendedorismo. “É ótimo estar contribuindo, por meio da parceria com o Sebrae e Jucec, com mais um programa importante para o município. Projetos como esse trazem melhorias e desburocratizam sistemas para as pessoas que querem entrar no mercado de trabalho por meio do empreendedorismo, para que possam abrir sua empresa e gerar renda para o município”.

Robério também comentou sobre  sua experiência em abrir um negócio há alguns anos,quando demorou três meses para concluir o procedimento. “Sou comerciante e em 2011 passei três meses para abrir uma empresa. Hoje, vimos que já é possível formalizar em 5 minutos, o que possibilita ao cidadão ganhar tempo”. 

No evento, o Articulador do Sebrae na Região da Ibiapaba, Francisco Magalhães Terceiro, salientou o pioneirismo de Ipu no Programa Empresa Mais Simples e em outros projetos. 

“É importante destacar o protagonismo de Ipu no empreendedorismo, contribuindo com a melhoria do ambiente de negócios. A sala do empreendedor do município teve prioridade em sua implementação. Quando consolidamos a cidade empreendedora, Ipu também foi a primeira da região a participar, como hoje ocorre com o Programa Empresa Mais Simples”.  

A solenidade também contou com a presença do Secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Silvio Andrade, Consultora da Jucec, Gizella Gomes, diretor da Associação dos Municípios da Ibiapaba (Ami), Agente Territorial do Sebrae na Região da Ibiapaba, Lucileide Lourenço, entre outras autoridades locais.