Empreendedorismo feminino cresce 33% no Ceará

7 de março de 2024 - 14:45

Matéria: Bianca Braga
Fotos: Freepik

Empresas com sócias mulheres têm aumento no último bimestre no Ceará

O Dia Internacional da Mulher é celebrado com número positivo de novos negócios liderados por mulheres no Ceará. De acordo com levantamento da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), nos dois primeiros meses deste ano, foram registradas 7.488 empresas com sócias mulheres no estado, o que representa crescimento de 33% em comparação ao bimestre anterior, quando foram constituídas 5.596 empresas. 

De janeiro a fevereiro de 2024, a atividade mais utilizada na abertura de empresas por mulheres foi a de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 883, seguida pelas atividades de comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal, com 686 e promoção de vendas, com 614. Entretanto, o setor de Serviços se destacou com mais aberturas, no total 25.884.

A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, comenta as políticas públicas voltadas à simplificação da formalização de empresas no Ceará. “Nós comemoramos esses dados positivos pois sabemos como é importante para as mulheres a independência financeira, além de progredir no ambiente de empreendedorismo que é majoritariamente masculino.” 

Carolina completa que, para as mulheres que desejam empreender, a Jucec apresenta diversas possibilidades que simplificam o processos: “O estado investiu em programas que tornam o registro empresarial mais acessível aos empreendedores, por meio de procedimentos mais simples e 100% digitais, da isenção do preço público e a formalização do negócio pelo Portal da Jucec”. 

Em relação ao ano de 2023, o total de empresas com sócias mulheres no Ceará representou 42% do total de registros no ano, ou seja, 44.365 empresas. O saldo anual, que são as aberturas sobre os encerramentos, ultrapassa o quantitativo de 13 mil empresas  com sócias mulheres. 

Quanto aos municípios do Ceará  que estiveram à frente no desenvolvimento econômico feminino em 2023, destacam-se a capital Fortaleza, com 23.934, Juazeiro do Norte, com 1.579 e Caucaia, com 1.569.