Quixeramobim e Mombaça aderem ao Empresa Mais Simples

29 de fevereiro de 2024 - 15:55 # # # #

Matéria: Bianca Braga
Fotos: Bianca Braga

O Programa Empresa Mais Simples, que simplifica e agiliza o processo de abertura de empresas em até 5 minutos, foi lançado oficialmente pelos municípios de Quixeramobim e Mombaça, na quarta-feira (28), com cerimônias que reuniram o público empreendedor e contadores em ambos os municípios. 

No encontro de Quixeramobim, a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, celebrou a conquista da cidade e reforçou a importância da adesão do Programa tanto para os empreendedores quanto para o desenvolvimento econômico da região. “Estamos aqui para entregar um sistema que possibilita o crescimento do município, que convida os empreendedores a formalizar e a exercer suas atividades nesta cidade, pois é um município que está viabilizando todo esse processo de construção coletiva do desenvolvimento econômico local”. 

O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Lima, comentou a importância do Programa para a cidade, que facilita a formalização de empresas, de forma 100% digital. “É um serviço que aperfeiçoa e que oportuniza maior rapidez na implantação de novos negócios na cidade, principalmente para os pequenos negócios”. 

Também estiveram presentes no evento de Quixeramobim o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Afrânio Feitosa, e a gerente da unidade de políticas públicas do Sebrae Ceará, Wilma Almeida.

Em Mombaça, que também lançou a implantação do Empresa Mais Simples nesta quarta-feira (28), o vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues, e o consultor do Convênio Redesim Conectada, Eduardo Azevedo, participaram do evento na presença do representante do Sebrae, Anderson Gonçalves, e do prefeito do município, Orlando Filho.

Municípios integrados

O Empresa Mais Simples já conta com mais de 11 municípios integrados. Sobral, Aquiraz, Eusébio, Baturité, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca, Amontada, Mombaça, Acaraú e Quixeramobim já estão integrados ao programa. 

O programa Empresa Mais Simples contempla o registro mercantil da Junta Comercial; as inscrições tributárias da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Finanças; os alvarás de funcionamento da Prefeitura; os licenciamentos ambientais e sanitários das Secretarias de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, assim como o certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros.

Com a adesão de todos os órgãos tributários e de licenciamento, estaduais e municipais, o processo completo de abertura, formalização e licenciamento de empresas individuais e de sociedades empresariais limitadas de baixo risco – aquelas que possuem atividades que não geram grande impacto ambiental, sanitário e urbano – passa a ocorrer de forma automática, o que irá reduzir o tempo de constituição de empresas para cinco minutos, com recepção e compartilhamento de dados entre os órgãos partícipes, de forma ágil e segura, por meio do Portal de Serviços da Jucec.