Eusébio passa a disponibilizar abertura de empresas em até 5 minutos

23 de agosto de 2023 - 16:48 # # #

O município é o quinto a lançar  programa que proporciona a abertura de novos negócios de forma simplificada, ágil e sem custos

 

Nesta quarta-feira (23/08), a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) e a prefeitura de Eusébio lançaram o programa Empresa Mais Simple, que possibilita mais agilidade, maior acessibilidade e desoneração da abertura de empresas de baixo risco – aquelas que possuem atividades que não geram grande impacto ambiental, sanitário e urbano. Por meio do programa, é possível formalizar um negócio no Ceará em até cinco minutos. 

Durante a solenidade, a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, frisou o trabalho realizado pela Autarquia para tornar o serviço mais eficiente e acessível ao cidadão. “O sistema é a materialização de uma ideia que nós, gestores públicos, temos de promover o serviço com eficiência. Há 20 anos, era tudo no papel e o empresário precisava percorrer vários órgãos para legalizar uma empresa. Hoje, a gente reuniu todas essas etapas, adequou a lei, preservou a segurança jurídica dos procedimentos de formalização, tratou com eficiência a prestação dos serviços no sentido de acolher esses empreendedores que vêm contribuir com nosso estado para que possam se desenvolver economicamente. Não é só sobre sistema, é sobre sonhos, acolhimento e desenvolvimento econômico com inclusão”. 

O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, comemorou as novas adesões ao Empresa Mais Simplese agradeceu aos empresários.”Que comecem pequenos e que se transformem em grandes empresários; que gerem emprego, renda e oportunidades para os nossos munícipes. E é esse ciclo que a gente tem que criar na nossa cidade. Parabéns a vocês que tornaram isso uma realidade”. 

A secretária de finanças do município, Mercya Benevides, destacou a simplificação trazida com o programa.  “Há alguns anos, eu como contadora, jamais podia imaginar que alguém conseguisse formalizar uma empresa em menos de 5 minutos. Pra gente é uma grande conquista, parabenizo a Jucec pela iniciativa”. 

Novas adesões

Nesta quinta-feira(24/08), a Jucec recebe a adesão do município de Baturité durante solenidade a ser realizada às 11h no Palácio Entre Rios, Praça da Matriz/Centro.

Com essas novas parcerias, chega a seis o número de municípios que oferecem esse serviço à população. As cidades de Sobral, São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Itapipoca estão na lista das cidades que já adotaram o programa.

Veja mais sobre o programa

Com a adesão de todos os órgãos tributários e de licenciamento, estaduais e municipais, o processo completo de abertura, formalização e licenciamento de empresas individuais e de sociedades empresariais limitadas de baixo risco passa a ocorrer de forma automática, o que irá reduzir o tempo de constituição de empresas para cinco minutos, com recepção e compartilhamento de dados entre os órgãos partícipes, de forma ágil e segura, por meio do Portal de Serviços da Jucec.