Inteligência Artificial, metaverso e outras tecnologias são tema de Seminário realizado pela Jucec

5 de maio de 2023 - 11:48 # # #

O I Seminário do Convênio Redesim Conectada reúne 9 juntas comerciais entre os dias 9 e 11 de maio, em Fortaleza.

A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) realiza, entre os dias 9 e 11 de maio, o I Seminário do Convênio Redesim Conectada. O evento vai reunir presidentes e representantes das 9 juntas comerciais participantes do Convênio, a fim de  discutir temas como o aperfeiçoamento de ferramentas que simplificam o processo de registro empresarial, a utilização de Big Data, a inteligência artificial e a evolução de tecnologias, como o metaverso, para aprimoramento do atendimento ao público.

A solenidade de abertura do evento, no dia 09/05, será apresentado o painel “A Relação dos dados de registro mercantil e a inteligência artificial na formulação de políticas públicas de desenvolvimento econômico”, mediado pela presidente da Jucec, Carolina Monteiro, tendo como painelistas representantes do IRIS – Laboratório de Inovação e Dados do Estado do Ceará, da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e da Federação de Câmaras de Comércio Exterior.

Logo após o painel, será realizada a palestra: “Metaverso e a conectividade de empreendimentos no mundo globalizado”, apresentada pela presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Lauren Momback, e pelo CEO da Meta4Gov, Cláudio Soares.

De acordo com  Carolina, o encontro é uma oportunidade para discutir temas relacionados ao convênio, além de proporcionar debates sobre aperfeiçoamento de ferramentas de registro empresarial. “A ideia é debater melhorias para as ferramentas que já utilizamos, bem como dialogar sobre iniciativas que possam aprimorar e simplificar ainda mais o registro empresarial, com auxílio de tecnologias inovadoras”.

O primeiro dia do Seminário está aberto para participação de contadores, empresários, estudantes e demais interessados nos temas apresentados, sem a necessidade de inscrição. Nos dias 10 e 11 de maio serão realizadas reuniões internas dos grupos de trabalho formados por representantes das Juntas Comerciais que participam do Convênio.

Convênio Redesim Conectada

O Redesim Conectada é uma parceria entre nove Juntas Comerciais e o Sebrae Nacional. O Convênio, que está em sua quinta fase, viabilizou a modernização dos serviços de abertura de empresas nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Entre as principais ações estão as assinaturas avançadas e a implantação do sistema Balcão Único de forma personalizada de acordo com as particularidades de cada local.

I SEMINÁRIO DO CONVÊNIO REDESIM CONECTADA

Data: 09/05 – abertura do evento

Horário: 13h

Local: Auditório do Sebrae/CE – Av. Monsenhor Tabosa, 777 – Centro – Fortaleza/CE

Programação – Dia 09/05

Painel: “A Relação dos dados de registro mercantil e a inteligência artificial na formulação de políticas públicas de desenvolvimento econômico”

Painelistas:

Ticiana Linhares, professora e cientista de dados do IRIS – Laboratório de Inovação e Dados do Estado do Ceará;

Rômulo Alexandre, vice-presidente da Federação de Câmaras de Comércio Exterior;

Vasco Furtado, analista de negócios da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice)

Palestra “Metaverso e a conectividade de empreendimentos no mundo globalizado” – Case da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Palestrantes:

Lauren Momback, presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS);

Cláudio Soares, CEO da Meta4Gov.