Jucec inicia diagnóstico do Programa Integridade junto à CGE

9 de junho de 2022 - 13:44 # # #

A primeira reunião do comitê para implementação do Programa Integridade na Junta Comercial do Estado do Ceará foi realizada nesta quinta-feira (9/6), com mediação de auditoras da  Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE).

No encontro foi iniciada a aplicação do  Diagnóstico de Integridade, que irá conhecer o funcionamento do órgão, avaliar a estrutura de controle interno e identificar oportunidades de melhoria e fragilidades que impactam nos objetivos institucionais.

O documento analisará 54 fatores relacionados às seguintes áreas:

-Ações anticorrupção, de prevenção e de combate a fraudes e responsabilização administrativa; 

-Aplicação do código de ética e conduta da administração pública estadual; 

-Transparência pública e comunicação; 

-Controle interno e ouvidoria; 

-Gestão de tecnologia da informação; 

-Gestão de Recursos Humanos; 

-Monitoramento das atividades e dos resultados; 

-Gestão de riscos;

-Mapeamento e padronização de processos;

-Gestão estratégica;

O Programa é executado pela Controladoria nos órgãos do poder executivo estadual e promove a cultura de ética e transparência, o fortalecimento institucional, o combate a  fraudes e a otimização de resultados à população.

A partir do diagnóstico, será traçado o Plano de Integridade para solucionar ou reduzir as fragilidades identificadas.

Comissão

Na primeira avaliação de diagnóstico estiveram presentes o Vice-Presidente da Jucec, Caio Rodrigues; o Procurador, Lucas Arcanjo; a Diretora de Planejamento e Gestão, Sonara Capaverde; a Gerente de Desenvolvimento  Institucional e Planejamento, Laura Teixeira; a Gerente de Gestão de Pessoas, Cláudia Linard; o Gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação, Victor Lima ; a Articuladora do  Núcleo de Administração de Material e Patrimônio, Irismá Vieira e a assessora de comunicação, Emília Morais. A reunião foi conduzida pelas auditoras de controle interno da CGE, Wladis Pinheiro e Valéria Leitão.