Junta Comercial do Ceará presidirá quinta fase do convênio nacional Empreendedor Digital
17 de maio de 2022 - 13:17 ##simplificação #Convênio nacional #Empreendedor Digital #junta comercial do ceará
O convênio Empreendedor Digital, parceria entre nove Juntas Comerciais brasileiras e o Sebrae Nacional, entra em sua quinta fase em 2022 com o “Projeto Redesim Conectada: Interligando Juntas Comerciais, Sebrae, Órgãos e Prefeituras para o Desenvolvimento das Empresas”.
Iniciado em 2012, o Convênio viabilizou a modernização dos serviços de abertura de empresas nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul.
Presidido pela Junta Comercial do Ceará (Jucec) desde de 2020, e com renovação para o próximo biênio, que vai até abril de 2024, o Empreendedor Digital criou tecnologias, como Sistema de Registro Mercantil (SRM), as assinaturas eletrônicas e registro automático, balcão único online, entre outras estratégias para simplificação.
Um dos principais objetivos da próxima etapa é implementar trocas de dados entre órgãos tributários e licenciadores; Prefeituras; entidades de classe; parceiros institucionais envolvidos nos processos de legalização e as empresas, em especial as micro e pequenas, empresários e empreendedores em geral.
“Não é uma tarefa fácil. Hoje nós estamos em um momento de céu de brigadeiro, em relação a quando começamos a trabalhar a RedeSim no Brasil. Temos muita luta pela frente, no sentido de melhorar o ambiente de negócios para atrair investimentos, tornar o Brasil mais sustentável economicamente, e para que as pessoas tenham dignidade para ingressar no mercado de trabalho”, afirmou a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, que é a gestora do Convênio.
O lançamento nacional aconteceu no dia 12 de maio de 2022 em reunião com presidentes e colaboradores das Juntas Comerciais integrantes.
No encontro, os presidentes das Juntas destacaram o momento histórico que as instituições estão vivendo com a transformação digital implementada, o pioneirismo na simplificação e o ganho de confiança no serviço público por parte dos usuários dos serviços de registro mercantil.
A presidente da Jucec incentivou todos e todas integrantes a “seguir na mesma dinâmica, tocar o Projeto adiante com garra, determinação e união”.
Conheça as ações
As principais entregas estão previstas para o novo biênio do Convênio Empreendedor Digital:
-Manter infraestrutura em nuvem;
-Realizar manutenção evolutiva e corretiva;
-Implantar a inteligência de negócios (BI);
-Remodelar os sistemas externos;
-Desenvolvimento de API (interfaces de programação eletrônica);
-Disponibilizar sistema de atendimento virtual;
-Articulação institucional, divulgação e treinamento.
Algumas das melhorias que entram em desenvolvimento são o sistema para atendimento virtual e o suporte técnico para empresas e empresários, com atendimento rápido e prático via chat bot e Whatsapp.
Também serão criados módulos virtuais de integração entre Juntas do Convênio, para compartilhamento de dados, imagens e informações de empresas, como abertura de filiais, transferência de sede, entre outras informações.