Junta Comercial participa da repactuação de metas para desenvolvimento econômico em 2022

24 de fevereiro de 2022 - 14:34 # # # # #

O processo de repactuação de resultados para o ano de 2022 foi iniciado em reunião da Rede de Planejamento da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Sedet) –  Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e Zona de Processamento de Exportação (ZPE) – e representantes da equipe de Gestão por Resultados da Secretaria de Planejamento (Seplag).

A reunião da última quarta-feira (23.2) foi  a primeira etapa da definição de metas, com finalização prevista para abril de 2022, após alinhamento interno dos setores responsáveis, validação setorial e assinatura do titular. 

Os órgãos atuam conjuntamente para impulsionar a economia do Ceará e estabelecer as entregas prioritárias dentro do Plano Plurianual do Estado. Ao todo, dez programas estão em planejamento, entre eles o de desenvolvimento industrial; de infraestrutura e logística; de empreendedorismo e arranjos produtivos; de comércio, serviço e inovação e o de desenvolvimento do Complexo Portuário do Pecém.

Marcello Milliole, assistente técnico da coordenação de planejamento da Sedet, lembra que a Rede de Planejamento do Sistema  foi formada em 2018 com três objetivos principais: aumento no número de empregos, aumento da renda média da população e do PIB do Estado. 

“A partir desta rede, conseguimos dividir o papel de cada órgão e principalmente unificar a linguagem em que a gente consiga adaptar todos os instrumentos de planejamento. A gente vai ter um conjunto de projetos para alcançar nossos objetivos e uma diversidade de órgãos e o papel de cada um fica muito claro”, explica.

A coordenadora de planejamento e gestão para resultados da Secretaria de Planejamento, Aparecida Façanha, destaca o avanço com a unificação dentro do Sistema Sedet. “Fiquei bastante impressionada pelo aprendizado que vocês nos passaram, como um órgão que criou uma forma de unificar a linguagem do planejamento, esse é o grande desafio. Um time que trabalha sabendo onde vai, utilizando as ferramentas de forma articulada, desta forma a função planejamento ganha espaço no sistema público de desenvolvimento econômico”, avalia a gestora.

As ações de incentivo ao empreendedorismo, da qual a Junta Comercial fará parte, são centrais para o desenvolvimento do Ceará. “Agilidade na implantação de uma empresa e o tempo são indicadores que fazem a diferença no Estado cuja pobreza e processo de desenvolvimento requerem do poder público iniciativas ágeis, fortes e intervenções de ajudar o pequeno empreendedor”, afirma Aparecida.