Jucec participa de Congresso Nacional das Juntas Comerciais

3 de dezembro de 2021 - 14:14

Durante o evento, Jucis-RS apresenta a implantação do projeto Balcão Único no Rio Grande do Sul

Visando dar mais celeridade e diminuir, ainda mais, a burocratização na abertura de empresas do Ceará, a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) participou do 3º Congresso Nacional das Juntas Comerciais (Conaj), no Rio Grande do Sul. O evento aconteceu em parceria com o 1º Congresso Internacional de Registro Mercantil (Cirem) com três dias de duração, do dia 1 até dia 3 de dezembro. 

O principal objetivo do encontro foi a discussão do Balcão Único, alternativa ao modelo atual de registro de empresas, que visa acelerar os registros de empresas em todas as juntas comerciais participantes do Projeto Empreendedor Digital. No encontro, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, apresentou a implantação do sistema “Tudo Fácil Empresas – 10 etapas em 10 minutos”, nomenclatura escolhida pela Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (Jucis-RS) para a divulgação do projeto Balcão Único.

No Ceará, em breve, será implantado o sistema  “ Empresa Mais Simples”, que assim como a Jucis-RS teve a liberdade de escolher o nome de acordo com o público de seu estado.Segundo a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, o objetivo a ser atingido com a implementação do projeto é reduzir o processo burocrático e aumentar a celeridade durante a abertura de empresas, além de fornecer soluções automáticas para que o processo torne-se cada vez mais digital e ágil. Com isso, o desenvolvimento econômico e a formalização do empreendedor podem ser alavancados.

Também estavam presentes no evento o vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues, o coordenador técnico do convênio empreendedor digital, Alex Barbosa e o consultor do convênio empreendedor digital no Ceará, Eduardo Jereissati. A terceira edição do Conaj foi promovida pela Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucis-RS), pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre o evento, Caio afirma: “Trata-se de um momento importante para debates e discussões acerca de melhorias nos projetos que vêm sendo desenvolvidos, mas também de um momento de confraternização da Jucec com as demais Juntas Comerciais, bem como todos os presidentes e todos os órgãos que compõem o Comitê Nacional de Simplificação do Registro Empresarial (CGSIM)”.