Em reunião de vogais, Jucec discute evolutivas previstas para o fim de 2021

18 de novembro de 2021 - 16:01

Implantação do pix e gerador automático de documentos devem ser feitas, ainda, este ano na Jucec

Os dirigentes da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) se reuniram, na última quarta (16), com os vogais da Autarquia para falar das evolutivas previstas, ainda, para o ano de 2021. A implantação do pix e o gerador automático de documentos fazem parte dessas atualizações. Com mais esse avanço da Jucec, o processo de aberturas de empresas no Ceará ficará, ainda, mais rápido.

De acordo com a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, “embora a Junta do Ceará tenha um processo facilitado de compensação, ela ainda demora alguns minutos. Com a instantaneidade do pix, vai facilitar muito a vida do empreendedor, do contador, do advogado e quem efetivamente opera com o processo de formalização de empresa.”

No encontro também foi discutida a mudança de endereço da Jucec para o Centro de Eventos, que agora possibilita uma integração com outros órgãos da rede da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). Com a rede funcionando em apenas um lugar físico, o empresário pode resolver tudo de maneira rápida, caso queira se locomover presencialmente.

Nós estamos sempre trabalhando para melhorar o atendimento na Jucec, seja presencial ou virtual, com canais de atendimento que possam tirar as dúvidas do empreendedor. Nós temos o telefone para tirar dúvidas, temos o Fale Jucec, as redes sociais, o telefone da Ouvidoria. O atendimento humanizado é prioridade em nosso trabalho, reitera Carolina.

Outro quesito levantado foram evolutivas como a operacionalização de livros societários finalísticos em formato digital e o recadastramento dos tradutores e leiloeiros.A modernização do Sistema de Tecnologia da Informação, o Projeto Empreendedor Digital,  e a atualização do Sistema de Registro Mercantil também foram pautas do encontro.

Um dos pontos levantados na reunião pelo representante da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Emílio Moraes Neto, foi o desenvolvimento digital da Jucec. “É muito bom fazer parte dessa evolução que a Jucec vem tendo desde 2016, a tecnologia está cada vez mais presente nos registros de empresas do Ceará”.

Por fim, o representante da Ordem dos Advogados do Ceará (OAB), Frederico Bandeira Fernandes, comenta a adesão do órgão à RedeSim. “Participar de um projeto assim é muito gratificante. Com a OAB na RedeSim, os processos ficaram mais fáceis para gente e para todos os advogados que fazem parte da ordem”.

Na reunião estiveram presentes, a presidente da Jucec, o Vice-Presidente da Jucec, Caio Rodrigues, a Diretora de Registro Mercantil da Jucec, Lenira Seraine, o Procurador Autárquico da Jucec, João Lucas Arcanjo  e os representantes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Ceará, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Regional de Economia, Conselho Regional de Administração, Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Associação Comercial do Ceará, Associação dos Micro e Pequenos Empresários de Fortaleza, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Iguatu, Associação Comercial e Empresarial do Crato, Organização das Cooperativas do Ceará, do Estado do Ceará e da União.