Em parceria com a Jucec, prefeitura do Eusébio busca melhorias no processo de aberturas de empresas

1 de fevereiro de 2021 - 09:25

Matéria: Bianca Braga e Cecília Marques
Foto:Reprodução

Em reunião com a Jucec, a Prefeitura do Eusébio projeta ações para facilitar o processo de abertura de empresas no município./

Foto: PME/Divulgação

A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet),  firmou parceria com a Prefeitura do Eusébio, por meio da  Secretaria de Finanças e Planejamento, a fim de impulsionar o comércio e a economia do município. A reunião foi realizada na sede da Jucec, com o objetivo de aperfeiçoar a base de dados da cidade e, assim, contribuir com a abertura de novos negócios. Além disso, também foi discutido o aprimoramento do processo de adesão à RedeSim, no intuito de promover a constituição de empresa no município em até um 1 dia e meio.

O encontro contou com a participação do secretário de Finanças e Planejamento, Alexandre Cialdini, do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet), Sérgio Cavalcante, e da presidente da Jucec, Carolina Monteiro. Segundo Cialdini, a partir de ações como essa, Eusébio  terá uma base de dados mais consistente, e contará também com acesso a base cadastral de outros órgãos do Estado que estão vinculados à Sedet. “Quanto mais tivermos a unificação do cadastro, melhor o município poderá fazer o seu planejamento urbano, territorial e financeiro”, explica.

Ele também afirma: “A ideia é que a gente faça, por exemplo, uma identificação melhor das áreas que podem ser alocadas para as atividades econômicas, industriais, comerciais e de prestação de serviços. Esse projeto vai exatamente propiciar que o município tenha uma base cartorial e cadastral mais célere com o apoio substancial da Junta nesse projeto”.

Carolina observa que a parceria é importante e necessária para o desenvolvimento econômico do Estado. “Estamos trabalhando fortemente nesse projeto de formalização da abertura de empresas e esse processo perpassa sobretudo os municípios. O Eusébio já vem trabalhando essa questão do georreferenciamento, e também a questão da requalificação tanto do município como ente que arrecada de forma responsável, como de sua organização urbanística. Os processos de abertura de empresas são 100% pela internet. Tudo feito de uma forma muito responsável e juridicamente segura” explica ela.