Jucec participa de Webinário do Projeto Centelha da Funcap

29 de setembro de 2020 - 15:57 # #

O evento virtual abordou o passo a passo para abertura de empresas para os selecionados pelo projeto.

A Junta Comercial do Estado do Ceará (JUCEC), representada pelo seu vice-presidente, Caio Rodrigues, participou do Webinário do Projeto Centelha, realizado na manhã de hoje (29/09) pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), ministrando palestra com o tema “Etapas para Abertura de uma Microempresa e Empresa de Pequeno Porte”.

O webinário, direcionado aos 50 selecionados na Fase 3 do Programa Centelha no Ceará, foi realizado de forma virtual e proporcionou aos participantes compreender melhor o procedimento para formalização de empresas no Ceará. Os selecionados do projeto terão que formalizar seus negócios para que possam desenvolver o projeto aprovado.

Caio Rodrigues iniciou sua apresentação reforçando a simplificação do processo de abertura de empresas, que hoje é feito de forma 100% digital. “Nós buscamos integrar os órgãos responsáveis pelo registro e licenciamento de empresas no estado, conforme determina a Lei da Redesim (11.598/07), o que também ajudou a reduzir o tempo de abertura de um novo negócio. Além disso, o processo digital reduziu prazos e custos para o empresário, possibilitando a formalização de empresas em até 3 dias”.

O programa Centelha, executado pela Funcap e promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e pela Financiadora de Estudos e Projetos, visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.