JUCEC participa de capacitação à distância do Coaf

1 de julho de 2020 - 15:01 # #

A prevenção de atividades de lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo, como foco na atuação das juntas comerciais no combate a essas práticas foi o tema do encontro.

 

Servidores da Junta Comercial do Estado do Ceará (JUCEC), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, participaram, na tarde dessa segunda-feira (29/06), da capacitação à distância promovida pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). A ação trouxe como tema o aperfeiçoamento do sistema brasileiro de prevenção de atividades de lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo, com foco na atuação das juntas comerciais no combate a essas práticas.

A Instrução Normativa nº 76, publicada pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), orienta que as juntas comerciais devem adotar procedimentos internos de identificação de lavagem de dinheiro nas empresas registradas nas autarquias estaduais, bem como comunicar ao Coaf, órgão que detém as atribuições para fiscalização das determinadas irregularidades.

Representando a JUCEC, estiveram presentes na capacitação o procurador, João Lucas, e o Gerente de Execução Operacional, Lourenço Martins. Sobre a realização e as determinações da nova Instituição Normativa nº 76 do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração, DREI, João Lucas enfatiza a possibilidade das juntas comerciais atuarem como agentes ativas no combate à lavagem de dinheiro. “Na ocasião, foram elucidados temas como: o que é a lavagem de dinheiro, como se dá a atuação do Coaf e como as juntas comerciais podem contribuir perante o Conselho para que se evite a prática ilícita”, destacou o procurador.

A capacitação teve a participação do presidente do Coaf, Ricardo Liáo; do diretor de supervisão do Coaf, Rafael Bezerra Ximenes de Vasconcelos; da coordenadora-geral de Fiscalização e Regulação do Coaf, Flávia Maria Valente Carneiro; da  diretora de Inteligência Financeira do Coaf, Ana Amélia Olczewski; do  diretor do Drei, André Santa Cruz; da coordenadora-geral do DREI, Amanda Mesquita Souto; e da presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), Cilene Sabino.