Servidores da Sefaz são capacitados para utilização de sistema da JUCEC

4 de dezembro de 2019 - 11:07 # # #

Matéria: Mariana Menezes
Fotos: Valmir Júnior

 

Os dados de empresas registradas na Jucec irão subsidiar as ações de auditoria da Sefaz. 

Servidores da Célula de Gestão Fiscal dos Setores Econômicos (Cesec) da Secretaria da Fazenda   do Ceará (Sefaz-CE) participaram, na manhã dessa terça-feira (03/12), de treinamento ministrado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), sobre o Sistema de Registro Mercantil (SRM). A ferramenta é utilizada pela Jucec para o registro empresarial no Estado. 

Conforme explicou o responsável pela Cesec, Everton Bessa, “a parceria com a Jucec tem como objetivo o acesso aos dados de empresas para subsidiar ações fiscais. Neste novo modelo que estamos adotando, de imputar responsabilidade aos sócios administradores e responsáveis legais das empresas, as informações serão importantes para que possamos fazer uma ação justa”. 

Bessa ressaltou, ainda, a facilidade de utilização do SRM para o trabalho que os auditores desenvolvem. “É uma ferramenta intuitiva, que tem resposta rápida e que está interligando várias fontes de dados e informações – nacionais, estaduais e municipais. Acreditamos que vai facilitar nossa vida e a do cidadão. Nosso objetivo hoje é de simplificar, integrar e trazer a melhor comunicação entre estado e sociedade”, afirmou. 

O treinamento foi ministrado pelo gerente de projetos da Jucec, Eduardo Jereissati, e pela analista de Tecnologia da Informação (TI) e suporte Redesim, Debora Gondim. Jereissati explicou ” que foi apresentado aos servidores como consultar os dados cadastrais das empresas no SRM, como dados de sócios, capital social, entre outros dados, bem como os documentos arquivados, com o propósito de dar mais eficiência e segurança jurídica à Sefaz nos serviços de auditoria. 

Ao todo, foram 30 auditores da Sefaz que estiveram presentes no auditório da Junta Comercial para capacitação e que serão responsáveis por multiplicar o conhecimento adquirido com os demais servidores da célula, que conta com 215 fiscais, divididos em oito núcleos, sendo seis na região da Grande Fortaleza, um em Sobral e  outro em Juazeiro do Norte.

 

 

Matéria feita com informações da assessoria de comunicação da Sefaz.