Ceará recebe comitiva de Santa Catarina que veio conhecer a Redesim cearense

4 de outubro de 2019 - 15:47 # # #

Matéria: Mariana Menezes
Fotos: Thais Brandão

 

O grupo participou de agenda técnica com órgãos integrados à Rede e com o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado.

A Comitiva de Santa Catarina, composta por representantes da Junta Comercial, secretarias do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Desenvolvimento Econômico de Florianópolis e do Estado, do Forum Permanente de apoio às MPEs e Sebrae/SC, esteve no Ceará para conhecer a experiência na implantação da Redesim e o sistema utilizado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (JUCEC) que possibilita o registro digital e automático. 

 

A agenda teve início ontem (03/10) com reuniões no Sebrae/Ce e com o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, e foi retomada hoje (04/10) com apresentações técnicas dos órgãos integrados à Redesim – Junta Comercial, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Fazenda, Superintendência do Meio Ambiente e Vigilância Sanitária Estadual, Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente e Finanças de Fortaleza.

Durante a reunião de abertura realizada no Sebrae/CE, a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, destacou a relevância da visita técnica de Santa Catarina. “É extremamente importante para nós, pois significa a proporção de alcance do Projeto (RedeSimples Digital). Carolina apresentou o cenário atual de aberturas de empresas no estado e as ações realizadas que possibilitaram a simplificação de procedimentos, acentuando que na Redesim “o trabalho de integração é, sem dúvida, o de simplificar e redesenhar os processos em cada órgão”. 

Para o Secretário  do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Amândio Silva Junior, as agendas têm sido proveitosas no sentido de conhecer as boas práticas realizadas no Ceará. “Reconhecemos o protagonismo do Ceará com relação a esse programa que digitaliza e otimiza a abertura de empresas – é um exemplo para o Brasil. Santa Catarina já está praticamente dentro deste mesmo patamar, mas queremos melhorar ainda mais o sistema”. 

 

Agenda de Desenvolvimento Econômico

A comitiva esteve reunida com o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior e a presidente da Jucec, na tarde de ontem (03/10), ocasião em foram apresentadas ao grupo às ações que vêm sendo desenvolvidas pelo o Estado do Ceará e pela Secretaria. 

Maia Júnior enfatizou as ações empreendedoras do Governo do Estado, como a ampliação do aeroporto, na área da educação “que já começa a dar os primeiros resultados”, investimento em infraestrutura, entre outros, destacando a área de tecnologia. “Trabalhamos na gestão do desenvolvimento de pessoas, digitalização do governo, investimento do anel ótico, mais conhecido como cinturão digital, sendo o Ceará o segundo do mundo, além de 14 cabos submarinos que ligam o estado a outras regiões do mundo. Então, estamos revendo o marco regulatório, fomentando a economia do conhecimento para oferecer ao empresário cardápio para que ele possa montar seu negócio com essa estrutura”.