Gestão de Processos será implantada na Jucec

14 de agosto de 2019 - 17:07

O projeto, desenvolvido pela Seplag, visa a melhoria dos processos para que os serviços sejam adequadamente disponibilizados à população.  

 

A Junta Comercial do Estado do Ceará, autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, está em processo de implantação da Gestão por Processos, projeto desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que visa promover a melhoria dos processos de todos os órgãos do Governo do Ceará para que os serviços sejam adequadamente disponibilizados à população.

 

Na tarde de ontem (13/08), foi realizada na Jucec, a primeira reunião de sensibilização da equipe que contou com a presença do vice-presidente da Autarquia, Caio Rodrigues, secretária-geral, Lenira Seraine, os orientadores de célula da Junta Comercial e a equipe da Célula de Gestão por Processos da Coordenadoria de Modernização da Gestão do Estado (Comge). 

 

Segundo o coordenador da Célula de Gestão por Processos, Ricardo Ribeiro, “o objetivo (do Projeto) é fazer com que os órgãos façam a gestão dos seus processos, buscando entregar melhor os seus resultados, com foco no cliente. A metodologia pensada para esse nosso projeto foi em três etapas: sendo a primeira identificar o propósito de cada órgão, bem como os macroprocessos finalísticos, de apoio e de gestão. Na segunda etapa, identificamos as atividades que compõem os macroprocessos, e, por último, começamos a gerenciá-los, traçando indicadores de desempenho, padrões de execução, atores, legislação e outros para que consigamos promover melhorias e resolutividade de problemas para entrega de melhores resultados”.   

 

Projeto Gestão de Processos 

 

O projeto Gestão de Processos foi apresentado pelo secretário em exercício Flávio Jucá, em reunião realizada em maio deste ano aos servidores da referida secretaria. De acordo com Flávio, os processos setoriais devem ser trabalhados em cada órgão. “A missão da Comge é dar a ferramenta adequada para que possamos falar a mesma linguagem e com a mesma metodologia para o desenho dos processos”.

 

O projeto inicialmente contemplou as secretarias da Cultura e Infraestrutura, Controladoria e Ouvidoria Geral, Escola de Gestão Pública (EGP), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.