Mais de 90 municípios integram a RedeSim no Ceará

1 de julho de 2019 - 15:34

Matéria: Mariana Menezes
Arte: Thaís Brandão

Mais de dois terços dos municípios cearenses já integram à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) no estado possibilitando que as empresas possam se constituir e receber alvarás e licenças por meio da internet, no caso das empresas de baixo risco.

Ao todo, no Ceará já são 92 prefeituras realizando a Consulta Locacional (prévia) que consegue identificar antes do registro da empresa se, conforme a legislação municipal, a empresa pode se instalar no endereço escolhido de acordo com a atividade econômica. Além da consulta prévia locacional, as cidades de Fortaleza e Aracati também emitem alvará de funcionamento e inscrição municipal pelo Portal de Serviços, na internet.

Para a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, “a Redesim tem o objetivo de simplificar a criação de novas empresas, o que contribui para o desenvolvimento do estado. Temos a compreensão de que com a adesão das prefeituras, conseguiremos facilitar o registro e a formalização de novos negócios, contribuindo para melhorar o ambiente de negócios do estado”.

Ceará Integrar

A Jucec, em parceria com Sebrae/Ce, trabalha no projeto Ceará Integrar que tem o objetivo de sensibilizar os municípios a integrarem à RedeSim a fim de que possam simplificar a formalização das empresas no interior do estado. O vice-presidente da Junta Comercial, Caio Rodrigues, realiza diversas reuniões e capacitações com os municípios que ainda não aderiram à Rede para explicar os benefícios da implantação da RedeSim, tanto para o cidadão, assim como para a prefeitura. Segundo Caio, “os municípios podem aderir à RedeSim sem custos por meio de contato com a Junta Comercial, que coordena a integração”.

Confira a lista atualizada de municípios que estão integrados à RedeSim no Ceará

CLIQUE AQUI