Junta Comercial e órgão de registro empresarial argentino articulam parceria para cooperação técnica

25 de janeiro de 2018 - 03:00

 

A Presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará, ​JUCEC, ​Carolina Monteiro, participou, na quinta-feira (18/01), de reunião com a diretoria do Inspeción General de Justiça, IGJ, ​órgão ​responsável pelo registro de empresas em Buenos Aires. O encontro teve como objetivo promover um intercâmbio de informações sobre as ações de desenvolvimento econômico do estado para melhoria da ambiência de negócios, o que pode auxiliar na atração de investimentos para o Ceará.

Carolina falou das ações de simplificação dos registros mercantis, por meio da RedeSim e do Projeto Junta Digital, e destacou a importância dos dois programas dialogarem como garantia de sucesso da implantação desse novo sistema de registro.

 

 

​Durante a exposição, a presidente falou do Programa E-Simples, lançado em maio de 2017 pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Jucec, destacando os avanços que​ este Programa tem trazido para dar celeridade aos processos de registro mercantil. Diante do exposto, o delegado administrativo do órgão, Marcelo Gustavo López, manifestou o interesse de conhecer melhor o Projeto e encaminhar às autoridades superiores, a fim de iniciar um diálogo com a possibilidade de firmar um termo de cooperação.


Carolina Monteiro, responsável pelo pioneirismo da implantação de um novo sistema de registro mercantil, SRM, no Ceará – em substituição ao sistema Siarco, adotado por quase totalidade das juntas do país,  tem sido uma referência para outros estados, que estão também implantando o Sistema e, desde já, colocou-se à disposição de promover um acordo de cooperação técnica para implantação do mesmo Projeto em Buenos Aires.

 

Em Buenos Aires, o tipo jurídico de Sociedades Anónimas Simplificada, criado recentemente, e de Sociedades Limitadas são os únicos que são registrados pela internet. Os demais registros são feitos por meio de processo manual.


 

Assessoria de Comunicação da Junta Comercial do Estado do Ceará

imprensa@jucec.ce.gov.br