Fortaleza salta para a 2º posição no Índice das Cidades Empreendedoras

27 de novembro de 2017 - 17:14

O Índice de Cidades Empreendedoras, ICE, pesquisa feita pela Endeavor Brasil, indicou que Fortaleza foi a cidade com maior avanço entre 32 municípios brasileiros, no quesito ambiente regulatório, saltando da 29ª posição, em 2016, para a 2ª colocação, este ano. Dentre os indicadores que levaram a esse resultado, está o tempo gasto para abertura de empresas que, de acordo com a pesquisa, era de 187 dias no ano passado, e diminuiu para 43 em 2017.

A pesquisa, que já está em sua quarta edição este ano, avalia o ambiente de negócios de 32 cidades brasileiras de 22 estados, que concentram mais empresas de crescimento acelerado, com base em 7 pilares, são eles: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Capital Humano, Acesso a Capital, Inovação e Cultura Empreendedora.

Para a presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará, Carolina Monteiro, o resultado da pesquisa reflete as diversas ações com o intuito de modernizar, simplificar e tornar mais acessível o processo de abertura de novas empresas. “Implementamos, este ano, o programa Empresa Simples (e.simples), que possibilita todo o trâmite de constituição, alteração e fechamento de empresas pela internet. Além disso, com a integração dos órgãos de inscrição e licenciamento ao Portal de Serviços do Integrador Estadual, administrado pelo Jucec, tornou possível ao cidadão obter as licenças e alvarás, necessários ao funcionamento da empresa, em um só local e tudo em um ambiente virtual”, destacou.

Ações de melhoria no ambiente de negócios no Ceará

Este ano, diversas ações foram realizadas em prol da melhoria do ambiente de negócios, como a consolidação da implantação da RedeSimples no estado, que integrou os serviços de Inscrição Municipal(Fortaleza), Liberação do Alvará de Funcionamento Fácil e Licença Sanitária, Inscrição Estadual e a emissão do Certificado de Segurança Contra incêndios do Corpo de Bombeiros pelo Portal de Serviços do Integrador Estadual.

O programa e.simples, lançado em junho deste ano, possibilita que o processo de abertura, alteração e extinção de empresas aconteça no meio virtual, pelo Portal de Serviços, integrando todos os órgãos de inscrição e licenciamento em um só local. De acordo Monteiro, “a meta é que se reduza o tempo de constituição de uma empresa para até 5 dias”.

O relatório do estudo completo, feito pela Endeavor Brasil, está disponível no link.

Assessoria de Imprensa da Junta Comercial do Estado do Ceará

imprensa@jucec.ce.gov.br