Jucec e Sebrae/CE promovem a oficina “Implantando a RedeSimples nos municípios do Ceará”

9 de novembro de 2017 - 03:00

A Junta Comercial do Estado do Ceará – Jucec, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará – Sebrae/CE, promoveram, hoje (09/11), a oficina “Implantando a RedeSimples nos municípios do Estado”, ministrada pelo consultores do Sebrae/CE, Eduardo Araújo e  Eduardo Jereissati, na sede da Autarquia. No encontro foram apresentadas a legislação, as premissas e a atual situação da RedeSimples no Ceará e o cronograma de integração. A oficina reuniu os representantes das prefeituras de Santa Quitéria, São Gonçalo do Amarante, Itapajé, Sobral, Morada Nova, Irapuan Pinheiro e Guaraciaba do Norte, que tem como objetivo a integração dessas prefeituras à Rede.

O vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues, iniciou a oficina destacando a importância da implantação da RedeSimples nos municípios. “A Integração das prefeituras à RedeSimples se mostra indispensável para o desenvolvimento a sua municipalidade, que irá trazer mais praticidade e maior desenvolvimento na medida em que fomenta atividade empresarial do município. Esse fomento ocorre na medida em que simplificamos a formalização e abertura de uma empresa no município. O objetivo da oficina foi convocar estas prefeituras para estarem aderindo à RedeSimples e poder proporcionar aos empresários do seu município todos os benefícios de facilitação e encurtamento do prazo para formalização da empresa”, destacou.

O consultor do Sebrae, Eduardo Araújo, deu prosseguimento a oficina salientando a integração dos 14 municípios, que passarão a realizar a consulta locacional, inscrição municipal e alvará de funcionamento. “Estamos trabalhando na modernização da formalização das empresas por meio digital, na simplificação dos processos e na redução do tempo e trabalho, diminuindo o prazo de legalização desses estabelecimentos de 120 para 5 dias. Com isso, temos um cronograma de treinamento para testar o funcionamento de todos esses registros até o dia 01 de dezembro. Para isso iremos contar com recursos tecnológicos avançados e outras mídias digitais para que a interação das prefeituras com os consultores do sebrae e com os técnicos da Jucec sejam feitas de maneira mais rápida”, explica.

Ao todo, 18 municípios já integraram à RedeSimples, no Ceará, para a análise da consulta de viabilidade, que verifica, além da consulta de nome feita pela JUCEC, a adequabilidade do endereço e atividade econômica. “Com a implantação da RedeSimples em Santa Quitéria, o município terá mais acesso ao campo econômico para organizar e programar ações que irão oferecer aos empresários novas oportunidades para gerar empregos e crescer economicamente”, destacou a chefe do Setor de Tributos da prefeitura de Santa Quitéria, Socorro Gomes.

REDESIMPLES

A REDESIMPLES – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Lei nº 11.598/07) objetiva racionalizar o processo de abertura de empreendimentos, envolvendo todos os órgãos responsáveis por tais procedimentos nas esferas de governos federal, estadual e municipal, disponibilizando para os usuários um conjunto de informações, orientações e procedimentos que permitam simplificar o processo de registros e baixas de empresários, assegurando a entrada única de dados cadastrais e de documentos, assegurando a abertura empresas de baixo risco nos municípios do estado do Ceará em até cinco dias, constituindo um benefício para os empreendedores locais.

Assessoria de Comunicação da Junta Comercial do Estado do Ceará

imprensa@jucec.ce.gov.br