Cartórios de Pessoas Jurídicas realizarão análise da consulta de viabilidade

21 de setembro de 2017 - 03:00

A Junta Comercial do Estado do Ceará, Jucec, e o Instituto de Registros de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas do Ceará, IRTDPJ/CE, entidade que congrega interesses dos cartórios de Pessoas Jurídicas, firmaram convênio, assinado ontem (20/09), durante reunião realizada na Receita Federal, com o intuito de simplificar o processo de abertura e legalização de empresas no estado. O convênio marca a integração do Instituto à RedeSimples, possibilitando que os cartórios passem a realizar a análise das consultas de viabilidade das empresas que fazem seu registro nessas entidades.

Os registros de empresas realizados na Junta Comercial, já têm como primeiro passo a consulta de viabilidade, que verifica se o nome empresarial é inédito e se o endereço da empresa é adequado a sua atividade econômica. Com a integração, os cartórios passarão fazer a análise do nome das empresas que fazem o registro nessas entidades.

De acordo com a presidente da Jucec, ”essa integração é a demonstração de que estamos em parceria para simplificar e facilitar a vida do empresário/contador. Nunca tivemos tantos órgãos e entidades integrados à RedeSimples como agora, mas continuamos as discussões a fim de melhorar ainda mais os procedimentos de abertura e legalização de empresas”.

De acordo com o diretor da Central da IRTDBrasil, Luiz Galba, é o primeiro convênio assinado para integração total à RedeSimples no país. “No Ceará, já emitimos CNPJ, mas com a assinatura do convênio, vamos integrar com o Corpo de Bombeiros, Prefeitura e órgãos ambientais, facilitando para o contribuinte que não precisará ir em várias repartições e instituições para conseguir alvarás e licenciamento”.

A reunião contou ainda com a presença do gerente nacional da RedeSimples, o auditor Carlos Nassif, e do superintende da 3ª Região Fiscal da Receita Federal, João Batista Barros.