Secretário da Micro e Pequena Empresa destaca o papel das juntas comerciais no desenvolvimento econômico

24 de agosto de 2017 - 03:00

 

A Simplificação e modernização dos processos de legalização de empresa foi tema da apresentação feita pelo secretário da Micro e Pequena Empresa, Sempe, José Ricardo da Veiga, que ressaltou o papel das juntas comerciais como protagonistas na indução do desenvolvimento econômico em cada estado. A apresentação ocorreu na primeira reunião de trabalho dos presidentes de juntas, no 36º Encontro Nacional de Juntas Comerciais, ENAJ, no dia 23/08, no Marina Park Hotel.


O secretário José Ricardo falou da importância de simplificar cada vez mais os processos dentro das juntas comerciais e os serviços prestados por elas. “No momento da retomada da economia do país, precisamos contar com o impulso empreendedor do nosso povo, e as pequenas empresas surgem quando temos um ambiente propício para que isso aconteça”. Veiga também destacou a necessidade de trabalhar em um planejamento para os próximos 10 anos da RedeSim, que completa uma década de existência neste ano.


Ainda segundo o secretário, a simplificação em discussão passa por vários aspectos, dentre eles, a parte normativa e de sistemas, “pois a tendência é que essas interações ocorram, cada vez mais, de forma on-line, possibilitando a abertura de empresas pelo computador ou celular, com o mínimo de documentação possível e com certificação digital”.


O diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração, DREI, Conrado Fernandes, também realizou apresentação para os presidentes de Juntas sobre as instruções normativas que auxiliam na simplificação dos processos. “Estamos trabalhando agora na instrução de padronização dos processos, pois a ideia é ter uma instrução normativa que descreva o processo e não só as fases dele”.

 

Mobilização por um Brasil mais empreendedor




Os presidentes das juntas puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado pelo Instituto Endeavor, na apresentação “Mobilização por um Brasil mais empreendedor”, feita pelo coordenador Pedro Almeida. “As juntas comerciais têm um papel muito estratégico no ambiente regulatório com o intuito de tornar o Brasil um país mais empreendedor. Ainda há um gargalo para o empreendedor que é a perda de tempo com questões burocráticas. Nós entendemos que a simplificação é o caminho. Há cidades que passam até 150 dias para abrir um negócios e a tendência é que diminua para até 5 dias”.

 

Assessoria de Imprensa da Junta Comercial do Estado do Ceará

imprensa@jucec.ce.gov.br