Ceará é destaque no 35º Encontro das Juntas Comerciais

29 de maio de 2017 - 21:23

 

A implantação do novo Sistema de Registro Mercantil, SRM, em substituição do Siarco, feito pela Junta Comercial do Estado do Ceará, Jucec, foi tema de apresentações feitas aos secretários gerais, procuradores e gerentes de Tecnologia da Informação, TI, durante o 35º Encontro Nacional das Juntas Comerciais, ENAJ, que aconteceu de 23 a 27 de maio de 2017, em Gramado/RS.

 

De acordo com a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, “o encontro tem como finalidade o debate de ações e troca de experiências entre as juntas. Apresentar as mudanças que a Jucec vem desenvolvendo foi gratificante, tendo em vista que a Junta do Ceará foi a primeira a substituir o Siarco pelo SRM e a utilizar a tecnologia de nuvem para o armazenamento de dados”, destacou.

 

O avanço dos estados à luz das Instruções Normativas n°03 e 12, que versam sobre a Via Única e Registro Digital, respectivamente, foi o tema do debate entre Secretários-gerais e Procuradores, no dia 25/05. A articuladora da Jucec, Sonara Capaverde, apresentou ao grupo o trabalho de simplificação da formalização de empresas, que a Junta do Ceará vem desenvolvendo, por meio do novo Sistema de Registro Mercantil, SRM, e das integrações com os órgãos de inscrição e licenciamento.

 

“A implantação do SRM na Junta do Ceará sob o olhar técnico” também foi tema da apresentação feita aos gestores de TI, pela analista da Jucemg, Rita Gonçalves, e pelo diretor da Etice, Osman Lima, no dia 26/05. Os técnicos, que participaram do processo de migração para o novo sistema e do arquivamento do banco de dados em nuvem, apresentaram as ações que foram realizadas na Jucec até o novo sistema entrar em produção, no dia 02 de maio.

 

35º ENAJ

 

O ENAJ, que reuniu os 27 presidentes de Juntas Comerciais do País, procuradores e secretários gerais, debateu o papel das Juntas no incentivo ao desenvolvimento e anunciou a integração eletrônica dos processos, através da RedeSimples. A Junta Digital chega para abreviar a burocracia e incrementar os negócios, segundo o anfitrião do Enaj, Paulo Kopschina, presidente da Junta do Rio Grande do Sul.

 

A solenidade de abertura do ENAJ reuniu autoridades do governo estadual e municipal, instituições e Juntas Comerciais, no dia 25/05, no hotel Casa da Montanha, em Gramado/RS.  O evento ainda comemorou os 140 anos da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul, JucisRS, e foi palco da posse da nova diretoria da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju).

 

O Secretário Especial da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo Veiga, que participou das atividades do encontro, reafirmou o papel das Juntas Comerciais para o registro e desenvolvimento econômico brasileiro. “O Brasil precisa de um trabalho sério, com foco no cidadão e a integração com os municípios é o melhor caminho”.