Jucec e CRC-Ce realizam capacitação sobre o SRM para contadores de Fortaleza

27 de abril de 2017 - 03:00

 

A Junta Comercial do Estado do Ceará, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade, CRC-CE, realizou, hoje, (27/04), a capacitação para contabilistas e empresários de Fortaleza sobre o novo Sistema de Registro Mercantil, SRM, que será implantado amanhã, (28/04). O evento foi iniciado pelo vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues, que citou as melhorias que o novo Sistema implantado irá proporcionar. “Já tive experiências com esse sistema (SRM), e ele de fato irá revolucionar a atividade de registro empresarial no estado. A Junta Comercial dará todo suporte para tudo que o contador/empresário precisem, mas, também precisamos que a área contábil busque se adequar ao novo sistema.”


A palestra foi ministrada pelo gerente de TI da Junta Comercial de Minas Gerais, JUCEMG, Alex Barbosa, que explicou as funcionalidades e benefícios do novo Sistema. “A implantação irá trazer benefícios para os usuários, que terão  acesso à Junta Comercial 24h/dia e 7 dias na semana, através do portal de serviços da Jucec, além de trazer mais comodidade, rapidez e uma redução de custos ao contribuinte. O que nós queremos é que a Junta preste todo seu serviço sem papel.  Por isso chamamos junta sem papel.”

 

O SRM controla todo o processo de registro mercantil desde o pedido da consulta de viabilidade, até aprovação e autenticação do processo, segundo Alex.  “A autenticação será de forma digital, pois irá conter um controle digital que poderá ser validado no site da Junta. A partir do dia 02/05, todo trâmite de documentos será via internet, dentre eles a emissão dos 3 tipos de Certidões, simplificada, específica e de inteiro teor”. O diretor de TI da JUCEMG destacou ainda os novos serviços que serão implantados no portal da Jucec, como a Ficha Cadastral que mostrará toda a situação em que a empresa se encontra, atualmente, na Autarquia.


Durante a palestra, Alex destacou “que o motivo da capacitação era também para pedir o apoio dos contadores nos próximos dias para a mudança do novo SRM.  Para a contadora Tatiana Martins, que estava presente na capacitação, “a mudança é boa, pois vai agilizar todos os processos, e não dependerá somente do serviço físico da Junta Comercial. Irá trazer mais comodidade e agilidade na prestação de serviços”, comemorou.

 

Assessoria de Imprensa da Junta Comercial do Estado do Ceará

imprensa@jucec.ce.gov.br