As guias DAE e DARF serão unificadas em um só boleto

11 de abril de 2017 - 03:00

Com a implantação do novo Sistema de Registro Mercantil, SRM, serão feitas algumas alterações nos procedimentos de registro de empresas e de outros serviços que a Junta Comercial do Estado do Ceará, Jucec, presta ao cidadão. A partir do dia 17 de abril, as guias de pagamento do Documento de Arrecadação do Estado, DAE, e do Documento de Arrecadação da Receita Federal, DARF, serão unificadas em um único boleto,  no DAE.


Segundo a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, “o SRM está sendo implementado como parte do investimento em tecnologia e modernização que estamos realizando. Essa alteração proporciona uma melhora significativa para nossos usuários, pois não haverá mais a necessidade de se emitir o DARF e trazê-la a Junta Comercial. A JUCEC fará a arrecadação do DARF no próprio DAE emitido e repassará a arrecadação à UNIÃO”.


Ao final do dia 18/04/2017 o modo antigo para a emissão do DAE será descontinuado e a única forma para a emissão será através do DAE Online no Portal de Serviços da JUCEC. Os DAE’s gerados no modelo antigo somente poderão ser protocolados até o dia 24/04/2017.


Há duas maneiras de realizar a emissão do Dae Online:

a) Ao finalizar uma FCN/RE o cidadão-usuário imprime todos os documentos para ser possível o protocolo na JUCEC, neste mesmo local haverá um link para emissão do DAE. Fique atento e utilize esta forma para gerar o DAE pelo novo sistema;

b) outra forma possível será através do Portal de Serviços no link do DAEOnline. O procedimento é bem similar ao atual, a única diferença é que o sistema pedirá os atos/eventos para a TAXA, pois é através dele que o sistema identifica se existe ou não a necessidade de DARF para a geração do boleto consolidado.

 

Confira os vídeos com o passo a passo para emissão do Dae, de acordo com o serviço desejado, no canal do Youtube da Jucec. Ou acesse o manual para emissão do Dae Online neste link:

 

{phocadownload view=file|id=24|text=Manual DAE Online|target=b}

 

 

 

Assessoria de Imprensa da Junta Comercial do Estado do Ceará

imprensa@jucec.ce.gov.br