O novo sistema de registro mercantil é apresentado aos servidores da Jucec

20 de março de 2017 - 03:00

 

O novo Sistema de Registro Mercantil, SRM, foi apresentado aos funcionários da Junta Comercial do Estado do Ceará, Jucec, pelo diretor do núcleo de Tecnologia da Informação da Junta Comercial de Minas Gerais, Jucemg, Alex Barbosa, em reunião realizada hoje (20/03), na Câmara dos Dirigentes Lojistas, CDL. A apresentação é a primeira etapa do cronograma de implantação do novo sistema, que entrará em produção no dia 02 de maio.


A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, abriu a reunião destacando a importância da implementação do SRM no Ceará. “A Junta Comercial quebra paradigmas uma vez que está mudando seu foco e deixando de ser um mero órgão de registro burocrático. Estamos alterando o sistema interno para viabilizar que esta Autarquia se insira de forma adequada ao seu novo papel que é de órgão centralizador do processo de formalização de empresas”, destacou Carolina.



 

 

O diretor de TI da Jucemg iniciou a apresentação explicando como se dará essa substituição de sistemas. “A nossa intenção é substituir o Siarco (sistema usado atualmente pelas juntas comerciais) pelo SRM, e o Ceará será o primeiro estado a realizar isso. Até hoje, ninguém teve coragem de substituir o Siarco. As outras Juntas do país, que utilizam sistemas privados, ainda usam, em paralelo, o Siarco. Nosso trabalho será a migração da base dados usada no sistema atual, por uma nova base mais segura e moderna”, ressaltou.

 

SISTEMA DE REGISTRO MERCANTIL – SRM


O Sistema de Registro Mercantil realiza a gestão de todo o processo de registro de empresas e atividades afins na Junta Comercial. Responsável também pela gestão de dados das empresas e de todo trabalho que é feito no âmbito do registro empresarial de auditoria e controle. O sistema compreende todas as etapas do processo de registro: protocolo, análise, aprovação, devolução, digitalização e arquivamento.


 

O principal benefício do SRM é automatização dos procedimentos e o registro digital. Além destes, o novo sistema permite a validação do CEP, o acesso ao sistema de qualquer lugar, pois é via web, enquanto o Siarco só permite o uso no prédio da Junta Comercial, e atende a todas as Instruções Normativas do Departamento Empresarial de Registro e Integração, DREI. Com o SRM, além do registro de empresas se tornar digital, as certidões poderão ser solicitadas e recebidas, e os livros poderão ser protocolados pelo ambiente virtual.

 

Ao todo, 24 juntas comerciais ainda utilizam o Siarco. Minas Gerais já utiliza o SRM, e o Ceará será o segundo estado do Brasil a implementar o novo sistema, e o primeiro do país a substituir o Siarco  pelo SRM.

 

 

 

 


Assessoria de Imprensa da Junta Comercial do Estado do Ceará

imprensa@jucec.ce.gov.br