Junta Comercial participa do Fórum das ME e EPPs

17 de março de 2017 - 03:00

A Junta Comercial do Estado do Ceará, representada pela sua presidente, Carolina Monteiro, participou do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará, Femep-Ce, coordenado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, STDS, realizado na sexta-feira (17/03), na Câmara dos Dirigentes Lojistas, CDL. Na reunião, que foi a primeira deste ano, foram criados grupos para realização de trabalho sobre o marco legal do Fórum, Lei estadual de ME e EPP e sobre políticas públicas.


A interiorização da RedeSimples e as integrações dos órgãos de registro e licenciamento foram temas propostos pela presidente da Jucec para serem discutidos pelo Fórum. “A retomada do Fórum é importante, sobretudo neste período em que estamos investindo na simplificação dos processos de registro de empresas. Devemos pensar em expandir isso para o interior.Os municípios não têm conhecimento da importância da Rede e de seus benefícios”.


Carolina também destacou os avanços da implantação da RedeSimples no Ceará, com a integração da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, Seuma, com a consulta de viabilidade locacional e a liberação de Alvará de Funcionamento e Licença Sanitária pelo Portal de Serviços da Jucec. “Além da Seuma, a Sefin de Fortaleza e Sefaz estão em fase de testes para integrarem.


O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, parabenizou a iniciativa da STDS em retomar o Fórum e sugeriu discussões sobre a economia digital. “Na discussão da política estadual na micro e pequena empresa, precisamos atualizar a legislação estadual, assim como os municípios precisam, pois mudou muito. Esse ano, por exemplo, surgiu a figura do investidor anjo, que é um grande instrumento de financiamento, inclusive das ME e EPP da economia criativa. Precisamos fazer aqui neste fórum a socialização dessas informações, verificar os projetos que estão mudando, mas, o mais importante é definir e articular a política estadual de desenvolvimento da micro e pequena empresa”, destacou.

 

 

Assessoria de Imprensa da Junta Comercial do Estado do Ceará

imprensa@jucec.ce.gov.br