Junta Comercial participa da Reunião do Subcomitê Gestor da RedeSimples

15 de março de 2017 - 03:00

A primeira reunião do ano do SubComitê Estadual Gestor da RedeSimples, realizada hoje (15/03), no Sebrae, reuniu representantes da Secretarias Estaduais da Fazenda, das Cidades, de Desenvolvimento Econômico, Secretarias Municipais de finanças, Urbanismo e meio Ambiente e Saúde, Corpo de Bombeiros, Aprece, Receita Federal, Etice, CRC-CE e Junta Comercial para discutir o cronograma de integração dos órgãos e o projeto de interiorização da RedeSimples no Ceará. Na reunião, a presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará, Carolina Monteiro, apresentou o calendário da implementação do novo Sistema de Registro Mercantil, SRM, que entrará em produção no dia 28 de abril.

Durante a reunião, a presidente da Jucec comentou sobre os avanços que a RedeSimples teve no Estado. “Com todos os encaminhamentos que já demos a essa Rede e com a integração da Sefaz, Sefin, Secretaria de Saúde do Estado e Superintendência Estadual do Meio Ambiente vamos para as primeiras posições do ranking (nacional de integração da RedeSimples). Reafirmo o compromisso de que a Junta Comercial, dentro do cabe a ela, tem feito sua parte, inclusive na automatização do sistema interno para que este possa dar suporte a RedeSimples”.

O superintendente do SEBRAE/CE, Joaquim Cartaxo, ressaltou a importância de debater sobre as novas organizações de trabalho, como coworkings e e-commerce, e sugeriu uma reunião para discutir o assunto. “Nós vemos na pauta a integração dos órgãos para melhorar a abertura de empresas, mas parece que nós vamos ganhar novos temas de discussão. Essa questão da economia digital precisa ser debatida, embora esteja na Lei Geral, pode ser que se torne em leis estadual e municipal para regulamentar isso”.

Interiorização da RedeSimples

O articulador da unidade de Políticas Públicas do Sebrae/CE, Elgma Araújo, falou da interiorização da RedeSimples no Ceará e da perspectiva para este ano. “No ano de 2016, nós começamos a interiorizar as ações da RedeSimples, quando 17 municípios integraram, pois, até então, essas atividades estavam no âmbito de Fortaleza. Este ano, queremos que essa ideia avance. e que não fiquemos somente nessa primeira etapa, que é a consulta de viabilidade, mas que façamos toda a integração possível” (liberação de inscrição municipal e emissão de alvará).