Jucec participa de encontro dos presidentes das Juntas Comerciais em Minas Gerais

13 de março de 2017 - 03:00

 

A Junta Comercial do Estado do Ceará, Jucec, representada pela sua presidente, Carolina Monteiro, participou do 1º Encontro Nacional de Presidentes, promovido pela Associação Nacional de juntas comerciais, Anprej, na sexta-feira (10/03), na sede da Federação do Comércio de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Durante o encontro foi aprovado o estatuto da Federação Nacional de Juntas Comerciais, que sucederá a Anprej.


Além disso, temas como a obrigatoriedade das juntas comerciais em prestar informações sobre prevenção e combate a lavagem de dinheiro, conforme determinação da Lei 9.613, de 3 de março de 1998, e a minuta de Instrução Normativa do Departamento de Registro Empresarial e Integração, DREI, regulamentando o envio de informações também foram pautas do encontro.


O estatuto que transforma a Associação dos presidentes de juntas comerciais em Federação foi aprovado e assinado, durante o encontro. No dia 30 de março, em Curitiba, será realizada a assembleia que escolherá os representantes da Federação.


De acordo com a presidente da Jucec, o encontro foi possibilitou a discussão de importantes assuntos para as Juntas, com o objetivo de padronizar os procedimentos nestas Autarquias, bem como a transformação da Anprej em Federação. “A ideia é que essa Federação Nacional venha fortalecer a concepção de Junta Comercial dentro do fomento da economia do país, ressaltou Carolina.


O presidente da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, Jucemg, Donaldo Bittencourt Júnior, afirmou que “a proposta é fortalecer e dar mais representatividade às juntas comerciais”, Para ele, a futura Federação Nacional de Juntas Comerciais – Fenaju vai dar mais peso as ações e envolvimento às entidades. “A Federação Nacional de Juntas Comerciais sucederá a Anprej para todos os fins legais”, conforme previsão no novo estatuto.