Café de Negócios da Jucec recebe prefeito e secretária de Urbanismo de Fortaleza

7 de fevereiro de 2017 - 03:00

A importância da integração dos municípios ao projeto de simplificação dos processos de registro de empresas – RedeSimples, foi discutido na 4ª edição do Ciclo de Conversas Café de Negócios da Junta Comercial do Estado do Ceará, realizado na manhã de hoje (07/02), no auditório da Secretaria da Fazenda, com as palestras do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio e da secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz. O evento também contou com a presença do superintendente do Sebrae/Ce, Joaquim Cartaxo, o secretário de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome de Fortaleza, Elpídio Nogueira, o prefeito de Cedro, Nilson Diniz, representantes das prefeituras de Sobral e Caridade, além de empresários e classe contábil.

Para a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, “a RedeSimples se coloca, hoje, como um fator fundamental no cenário de desenvolvimento. Acreditamos que sem o esforço desta secretaria (Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza) não teríamos conseguido esse avanço, tendo Fortaleza como modelo desse sistema para os demais municípios que estão na luta para integrar à RedeSimples, e que a partir daí consigamos fomentar a economia do nosso estado”, ressaltou. A presidente destacou também o apoio que o Sebrae tem feito para o engrandecimento da RedeSimples no estado. “Hoje, o Ceará ainda se coloca em uma posição crítica relacionada à Integração a essa Rede, mas acreditamos que ações como a da prefeitura de Fortaleza e com as prefeituras que estão aqui hoje, a expectativa é que até o final do ano de 2017, consigamos concluir a integração de todos os municípios à RedeSimples”.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, falou dos incentivos e ações que o município pode fazer para melhorar a economia local. “Há algumas questões para que o município seja compreendido como atrativo para o investidor. O primeiro é ter clareza e estabilidade nas regras para que o empreendedor possa fazer seu investimento, cálculo e orientação de custo e benefício de longo prazo. O segundo são as instituições estáveis e impessoais, com procedimentos já estabelecidos, dando ao investidor a tranquilidade de que não haja nenhuma interrupção. E o terceiro atrativo é agilidade dos procedimentos. Com isso temos uma rotina menos cartorial e reativa, colocando a cidade em outro patamar, de profissionalização e desburocratização”. Roberto Cláudio também ressaltou que em tempos de crise, ”não há saída para os municípios que não seja olhar para as economias locais. Sem receita não tem o dia-a-dia do município”.

Fortaleza Online

A secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz, apresentou o Fortaleza Online, ferramenta que abriga a Consulta de Adequabilidade Locacional, Aprovação de Plano de Gerenciamento de Resíduos, Licença Sanitária para Atividades de Baixo Risco, entre outros serviços.  “É um projeto de acessibilidade do cidadão aos serviços da prefeitura. Ele faz com que os licenciamentos prestados sejam disponíveis de igual forma para todos. A integração com a Junta Comercial veio inverter o fluxo do processo de registro de empresas. Primeiro eu pergunto se eu posso ou não me estabelecer naquele local, para então realizar o registro”, afirmou.

Assessoria de Imprensa da Junta Comercial do Estado do Ceará

imprensa@jucec.ce.gov.br