Municípios são capacitados para integração à RedeSimples

31 de outubro de 2016 - 03:00

Desburocratização e desenvolvimento municipal foi o tema do seminário, promovido pela Junta Comercial do Estado do Ceará, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE, apresentado aos representantes de 11 municípios cearenses, hoje (31/10). A qualificação desses agentes era necessária para que, a partir de amanhã (01/11), os municípios de Horizonte, Tianguá, Crateús, Farias Brito, Cedro e Piquet Carneiro integrem à RedeSimples, como já acontece com Aquiraz e Fortaleza.

De acordo com a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, a integração desses municípios à RedeSimples representa um passo importante para a desburocratização do processo de registro de empresas. “Os municípios vão ser beneficiados na medida que promovem o fomento das economias locais, disponibilizando ao empreendedor e contador da sua cidade uma forma mais fácil de abrir e legalizar empresas”, afirmou.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Finanças de Crateús,  Lourenço Torres, o município já está capacitado para a integrar ao sistema RedeSimples, que vai contribuir para a formalização de empresas, com economia de tempo e maior transparência do processo. “A integração facilitará a abertura de empresas, vai gerar economia de tempo, além de incentivar a legalização dos empresários. A RedeSimples vem a beneficiar tanto a prefeitura como também o empreendedor que passa a gerar mais emprego e renda para o município”, ressaltou.

Para o coordenador de Políticas Públicas do Sebrae/Ceará, Elgma Araújo,  durante o seminário foi possível identificar a maturidade do processo de integração ao Sistema RedeSimples, que está sendo feito a partir de uma metodologia moderna e ágil. “A partir de amanhã (01/11), nós iremos integrar oito municípios, que passaram pelo processo de sensibilização, capacitação e estão aptos a responder a consulta de viabilidade locacional, que representa o primeiro momento dessa integração. A partir do dia 14/11, teremos mais 7 municípios, e até o final deste mês, teremos 23 cidades integradas à RedeSimples”, afirmou.

Para o delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará de Tauá, Valmir Lima, a RedeSimples é um projeto inovador de grande importância para toda classe contábil. “Ele vai ajudar os municípios a ter um controle maior sobre as empresas constituídas ali, além de facilitar a nossa vida. E, com a integração dos municípios, vai facilitar ainda mais a vida do contador que mora no interior”, ressaltou.