Jucec dá mais um passo rumo a Junta Digital

10 de outubro de 2016 - 03:00

A Junta Comercial do Estado do Ceará lançou na manhã de hoje (10/10) a Via Única, sistema que vai possibilitar a saída da documentação através da internet, em cerimônia realizada no auditório da Secretaria da Fazenda. Nesse primeiro momento, o uso da VIA ÚNICA será opcional, podendo o usuário optar por receber sua via do registro de empresas pelo Portal de Serviços ou o físico na própria Autarquia. A partir do dia 10 de novembro, a Via Única será obrigatória para todos os processos de abertura, alteração e extinção de empresas.

De acordo com a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, a Via Única é o primeiro passo para a implantação da Junta Digital, quando todo o processo de registro se dará no meio virtual. “Até final do ano, nós lançaremos a Junta Digital com a entrada digital de dados. Além do contador não ter mais que ir pegar seu processo, após deferido, ele não precisará ir até a Junta protocolar processos. A Jucec hoje não é mais só um mero órgãos de registro, mas um indutor da economia, ela está a frente desse processo”, ressaltou.

A presidente da Jucec também anunciou a certidão simplificada online, projeto que prevê a emissão de certidões através do Portal, facilitando a vida do cidadão-empreendedor que não precisará mais ir até a Jucec solicitar o documento. A certidão ficará disponível para o solicitante durante 30 dias, podendo este acessar quantas vezes quiser durante o período.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade, CRC-CE, Clara Germana, acredita que a Via Única vai contribuir à classe contábil e, com a Junta Digital a tendência é tornar o fluxo de processos mais rápido e transparente. “As mudanças são positivas, pois havia a necessidade de um upgrade, de umas atualizações nos processos e sistema. Sobre a certidão simplificada online, é uma grande vitória para os empresários e para nós profissionais, que somos o intercâmbio entre os órgãos e contribuintes”.

Para a contadora Raquel da Silva, o sistema Via Única veio para melhorar a vida dos profissionais da sua área. “Quanto ao processo do integrador, de viabilidade só tenho a agradecer e parabenizar, pois melhorou muito a vida do contador”, afirmou.

Assessoria de Imprensa da Junta Comercial do Estado do Ceará

imprensa@jucec.ce.gov.br