Gestores municipais conhecem Redesimples

5 de setembro de 2016 - 03:00

A Junta Comercial do Estado do Ceará, o Sebrae e a Secretaria das Cidades reuniram representantes dos  municípios de Cedro, Russas, Horizonte e Jaguaribe para discutir a implantação da Redesimples. O encontro aconteceu nessa segunda-feira (05/9), no auditório do Sebrae. A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, falou da importância que é o projeto no sentido de melhorar o ambiente de negócios da região. “É importante buscarmos ferramentas que nos ajudem a diminuir o processo de aberturas de empresas, até chegarmos a 7 dias, que é a nossa meta. A integração dos municípios ao projeto RedeSimples, nos faz dar mais um passo rumo a isso”, ressaltou. Ela afirmou ainda que a implantação da Redesimples está bastante avançada em Fortaleza e que o desafio agora é expandir este trabalho para os municípios do interior do estado.

De acordo com o superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo a ideia é sensibilizar os agentes públicos municipais sobre a importância da desburocratização dos processos de abertura e fechamento de empresas. “Estudos realizados demonstram que a burocracia excessiva, o dispêndio significativo de tempo e a duplicidade de documentos exigidos figuram como grandes entraves para a formalização de empresas no Brasil”.

Segundo ele, o objetivo da Redesimples é justamente ajudar a simplificar o processo de abertura e fechamento de empresas no Ceará, por meio da integração dos órgãos de registro e licenciamento e a padronização dos processos. “Um processo mais ágil de abertura e fechamento de empresas é um incentivo ao crescimento do empreendedorismo e, consequentemente, da geração de emprego e renda nos municípios”.

A agente de desenvolvimento do município de Jaguaribe, Eva Marques, acredita que o projeto é importante para o desenvolvimento do município, pois vai facilitar para o empresário, unificando a documentação e a porta de entrada de dados. “Desde 2014, estávamos tentado levar o projeto para o município, quando recebemos o convite de integrar à RedeSimples, foi uma grande alegria para nós”.