Jucec realiza capacitação para o novo Sistema de Registro Mercantil

25 de julho de 2016 - 13:58

Novo Sistema de Registro Mercantil (SRM) e análise de Documentos Básicos de Entrada (DBE) nos Núcleos Regionais da Junta Comercial do Estado do Ceará, Jucec, vão possibilitar maior agilidade no processo de registro de empresas, inscrição, alteração e extinção de CNPJ nas 10 unidades já existentes no estado. De acordo com a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, “essas ferramentas até então eram acessíveis só na Capital, e agora estamos avançando para o interior, dando aos empreendedores dessas regiões uma maior facilidade no registro e alterações das suas empresas”, destacou.

Nesse sentido, a Jucec está realizando nesta segunda-feira, 25/7, a capacitação dos funcionários desses Núcleos, a fim de garantir o nivelamento de informações sobre estas ferramentas e, “assim termos a certeza de ofertar um serviço de qualidade a todos os usuários da Junta no estado”, reforçou o vice-presidente da Jucec, Caio, Rodrigues.

O vice-presidente destacou ainda, o interesse em desenvolver treinamentos mensais, com o objetivo de “manter todo o grupo informado sobre projetos e novidades implementados, como é o caso da RedeSimples, que está em fase de implantação é representa um do principais projetos, junto com a Junta Digital, da atual gestão.

Durante o treinamento, o analista de Sistemas da Jucec, Victor Lima, falou sobre as mudanças que a implementação da RedeSimples trará para o processo de registro e legalização de empresas, tais como a Junta Digital e a Via Única. Sobre o SRM, os colaboradores irão aprender a usar a parte de protocolo, que consiste na recepção de documentos no sistema.

O supervisor de núcleo da Jucec de Camocim, Filipe Santos, considera que a Junta Comercial como órgão integrador irá desburocratizar o processo de registro de empresas. “Toda tecnologia é boa para ajudar a tornar o serviço mais rápido, eficiente e eficaz. É mais facilidade para nós da Jucec, mas, também, para os empresários e contadores”, ressaltou.  A unidade da Jucec de Camocim já analisa documentos do tipo jurídico empresário individual. Com a capacitação, passará a analisar balanço patrimonial, documentos de escrituração contábil, e alguns casos de sociedade limitada e fará o deferimento do DBE.