Consulta locacional será automatizada até agosto

20 de julho de 2016 - 03:00

A automatização da consulta de viabilidade locacional, necessária para abertura de empresas, por meio do Portal da RedeSimples, entre a Junta Comercial do Estado do Ceará, Jucec, e a Secretaria de urbanismo e Meio Ambiente, Seuma será concretizada até o mês de  agosto, agilizando processo dessa consulta. O anúncio foi feito hoje 20/7) durante  reunião do Subcomitê Gestor da RedeSimples,, no Sebrae.

A presidente da Junta Comercial do Ceará, Carolina Monteiro, informa que esta automatização trará mais agilidade para o empreendedor abrir um negócio, pois o resultado da consulta de viabilidade sairá mais rápido, visto que um sistema fará a análise dos endereços. “Estamos tornando o processo mais ágil, acessível e desburocratizado”, acrescenta a presidente.

Carolina Monteiro falou também do projeto Junta Digital para os membros do subcomitê gestor da RedeSimpes. “Não é possível a Junta ser órgão integrador de um sistema como a RedeSimples e não automatizar os seus processos internos. Pensando nisso, nós reafirmamos o compromisso de implementar a Junta Digital até o fim do ano”.

O secretário-adjunto da Fazenda, João Marcos Maia, destacou a importância de buscar ferramentas que desburocratizem o processo de aberturas de empresas e fomente a economia. “Estou disposto a quebrar paradigmas na Secretaria da Fazenda. Seria muito bom se o contribuinte pudesse abrir uma empresa em menos tempo”, ressaltou

Portal Nacional da RedeSimples

O representante da Receita Federal, Daniel de Sá da Silva, apresentou o Portal Nacional da RedeSimples, onde todas as informações sobre a Rede estarão disponíveis, além de orientações para o cidadão de como abrir empresas. O Portal também vai disponibilizar o link de todos os integradores estaduais, com o intuito de centralizar as etapas relacionadas ao processo de registro em um só local. O ambiente virtual deve ficar pronto em breve.

A reunião contou ainda com a presidente do Conselho regional de Contabilidade, CRC-CE, Clara Germana, o presidente do Sescap, Daniel Coelho, a técnica da Secretaria das Cidades, Débora Varela, a gerente da célula de alvará da Secretaria de Urbanismo e meio Ambiente, Seuma, Weslênia Godinho e representantes da Secretaria estadual e municipal de Desenvolvimento Econômico, SDE, a Secretaria de Saúde do Estado, Receita Federal, a Semace, Aprece, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Finanças e Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará, Ideci.

Assessoria de Comunicação da Junta Comercial do Estado do Ceará

imprensa@jucec.ce.gov.br